Franquia de escola de idiomas - estágios de desenvolvimento



Foi criado um sistema de classificação de franquias que as divide de acordo com o estágio de desenvolvimento e profissionalismo. As franquias de escola de idiomas, como parte do segmento de Educação e Treinamento e prestadoras de serviços, também entram nesse sistema classificatório. Ele indica o grau de risco é maior ou menor ao se investir nessa franquia.

É muito interessante que um candidato a franqueado conheça esses estágios de desenvolvimento e tente identificar em qual deles se encontra a rede na qual pretende investir, dessa forma, pode fazer uma avaliação própria com maiores garantias em relação aos riscos daquele negócio. Conheça os estágios nos quais pode estar uma franquia de escola de idiomas abaixo.

Franquias de escola de idiomas podem ser de cinco gerações

As Franquias de Primeira Geração são as que apresentam maior risco para o franqueado. Nelas, existe grande liberdade de ação, o que significa que a rede não tem um padrão fixado, nesses casos, é rara a existência de contrato e os investimentos do franqueador são pequenos. Elas concedem o serviço e a marca, porém, com pouca assistência em relação ao operacional do negócio e nível de profissionalização muito baixo.

As de Segunda Geração, também concedem o serviço e a marca, no caso de oferecerem algum produto, exigem exclusividade de revenda ou distribuição. Eventualmente existe contrato, a liberdade vai de média a grande e o nível de profissionalização de baixo a médio. Existem riscos, porém o franqueador já faz alguns investimentos e dá certa assistência.

As Franquias de Terceira Geração já são um pouco mais seguras, costumam ter contrato com os franqueados e exercer um certo controle, criando um padrão de rede. Além de conceder o serviço e a marca e exigir exclusividade de revenda, já tem também o modelo operacional e comercial do negócio. Os níveis de profissionalização e de investimentos são médios e a assistência ao franqueado é maior.

As Franquias de Quarta Geração oferecem pouco risco, possuem nível de profissionalização alto e trabalham com contrato com o franqueado. Elas seguem tendências de mercado que estão em alta, investem muito na qualidade da rede e têm grande know how e um padrão bem delineado, com pequena liberdade para o franqueado, também dão grande assistência operacional e em planejamento de marketing.

O melhor tipo de franquia são as de Quinta Geração. O nível de profissionalização delas é altíssimo, os riscos são mínimos e seguem tendências de mercado que estão em alta, inclusive no exterior. A assinatura de contrato com o franqueado é exigido e a liberdade de ação é mínima. Investem muito, inclusive em tecnologia e dão grande assistência em ótimo nível. Investir em uma franquia de escola de idiomas de quinta geração, principalmente em bom momento para esse mercado como o que estamos vivendo, é praticamente certeza de bons resultados. 


Autor: Park Idiomas Franchising


Artigos Relacionados


Franquia De Escola De Idiomas - Conheça O Trabalho Dos Corretores

Benefícios E Desvantagens De Se Ter Uma Franquia

Franquia De Escola De Idiomas Está Em Expansão No Mercado

Franquias De Escola De Idiomas E Seus Mitos

Franquias De Escola De Idiomas X Perfis Adequados Dos Candidatos A Franqueado

Jovens Investem Em Franquias De Escolas De Idiomas

Franquias De Escola De Idiomas - Conheça A Importância Das Convenções