Aprendendo a depender de Deus



"Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã." (Tg. 4.13,14)

Constantemente fazemos planos para o futuro. Isso não é errado, porém devemos aprender a depender mais de Deus em todo o tempo. O livro de Tiago exorta a não vivermos nossas vidas de forma inconseqüente e sem reflexão, ou mesmo tentar vivê-la de forma independente do próprio Deus, como se isso se fosse possível.

Tiago é identificado no livro de Gálatas (Gl.1.19) como “o irmão do Senhor”. Um antigo historiador da Igreja o identificou como “Tiago o Justo”, testificando de sua extraordinária piedade, seu zelo à lei do Senhor e sua devoção à oração.  Foi dito que os joelhos de Tiago se tornaram tão calejados por causa da oração que pareciam joelhos de camelo, tal sua devoção a Deus. Assim sendo, não podemos ignorar os conselhos desse dedicado servo de Deus quanto à dependência e confiança que devemos ter para com nosso Pai Celeste.

Tiago nos ensina que devemos aprender a depender de Deus, e nos mostra algumas razões para isso, como seguem:

Devemos aprender a depender de Deus porque não conhecemos o dia de amanhã: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã” (Tg 4.14a). É fato que o dia de amanhã não nos pertence. Podemos até planejá-lo, mas mesmo assim, ele está nas mãos de Deus. O sábio autor de provérbios nos ensina: “Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz” (Pv. 27:1). E mais, nossas inquietações com o dia de amanhã não podem resolver nossos problemas, Jesus mesmos nos disse isso: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34). Somos exortados na Bíblia a nos preocupar, não com o dia de amanhã, mas com o dia de hoje, no que diz respeito ao temor e a obediência a Deus (Hb 3:12,13).

Devemos aprender a depender de Deus porque nossa existência humana é frágil e passageira: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.14b). Nossa vida é comparada na Bíblia a um breve pensamento (Sl 90:9). Ela passa rapidamente, por isso somos exortados a buscar a Deus nos dias em que Ele, Deus, nos tem dado saúde e vigor (Ecl 12.1).

Devemos aprender a depender de Deus porque em tudo d’Ele necessitamos. Tiago adverte: “Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15). O Novo Testamento nos ensina que Cristo Jesus é quem a tudo sustenta (Col 1:17). O ser humano só existe por causa de Deus (1 Co 8:6). Diante disso estejamos certos de que só poderemos concluir nossos planos se Deus permitir: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Pv 16:1).

Por fim, devemos aprender a depender de Deus porque o Senhor é quem julgará nossos atos: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg. 4.17). Não devemos negligenciar o dever cristão. A Bíblia diz que fomos criados para fazer o bem, e isso deve ser feito sempre (Ef. 2:10). Um comentário bíblico afirma que deixar de reconhecer que a vida, com todas as suas bênçãos, é uma concessão de Deus, para que através dela possamos glorificá-lo, é simplesmente pecado. Sendo assim, devemos nos esforçar por fazer o bem sempre: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” (Rm. 12:17). Lembremo-nos de que Deus recompensa quem persevera em fazer Sua vontade, em fazer o bem: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6:9). 

Paulo Cesar Tomaz 

Leia mais artigos em: http://www.temposdefe.com


Autor: Paulo Cesar Tomaz


Artigos Relacionados


A Confissão De Pedro.

Santificação E Executar A Obra De Deus.

OraÇÃo

Presente De Natal

O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

O Seu Emprego Não Pode Atrapalhar A Sua Vida Com Deus, Bloquear A Sua Vida De Oração.

Aceite Os Ensinamentos Que Jesus Lhe Dá Pelas Veredas Da Vida.