O bem e o mal dos meios de comunicação



O bem e o mal dos meios de comunicação

 

Há ao menos duas referencias bíblicas que podemos utilizar para amparar positivamente os meios de comunicação e as novas tecnologias da informação no mundo globalizado: “[...] Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo” (Hc 2.2).  A outra referencia diz respeito a usar todos os meios para a glória de Deus: “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor [...]” (Sl 150.6). 

Pessoas inteligentes quando utilizam meios de comunicação, levam o conhecimento de Deus e suas habilidades no que se refere ao conhecimento humano e científico para beneficiar pessoas. Afinal, a comunicação se dá entre pessoas.  

Existe muita coisa inocente veiculada ou mesmo coisas ofensivas veiculadas por gente inocente. Por isso temos que pensar antes de aderir a “campanhas” nas redes sociais, pois elas ajudam, estragam, elogiam ou ofendem pessoas, não sendo nunca neutras, mas sempre revelando quem a faz, transmite e apoia.

O pior das redes sociais é o fato de que ela revela pessoas. O que elas são! Egoístas, preconceituosas, ofensoras e fofoqueiras. No mínimo ela revela pessoas despreparadas para estarem no meio social, inclusive muitas vezes se escondendo dos relacionamentos pessoais e se revelando no relacionamento virtual, seja para elogiar ou depreciar pessoas.

Irmãos, sejamos inteligentes e cheios de amor ao próximo. Se não for para edificar não faça, não fale, não apoie, não participe!  “[...] Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14.26). “[...] Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).

Empresas pesquisam a vida de seus funcionários e futuros funcionários nas redes sociais. O que o individuo pensa está revelado ali. A igreja tem nas mãos também essa ferramenta para conhecer melhor aqueles que fazem parte de sua liderança. Se o pastor não sabe, os membros da igreja e visitantes descobrem a respeito de quem ministra o louvor, toca, canta, serve, preside, recepciona, prega e ensina na igreja. Inclusive de seus familiares. Tem “gente boa” sendo instrumento de maldade sem perceber, e isso tudo na era do bullying.

O tempo perdido em redes sociais pode ser usado para coisas úteis. Use as redes com inteligência, ganhe tempo, conquiste amigos, louve a Deus.

Pastor Valdiney Marques de Oliveira

Download do artigo
Autor: Valdiney Marques De Oliveira


Artigos Relacionados


Desenvolvimento Dos Estudos Línguisticos: Uma História Sem Fim.

Estudo Dos Logaritmos Parte 1

Análise De Redes Sociais: Como O Método Pode Apoiar A Teoria?

Visão Geográfica Das Dificuldades Dos Deficientes, Frente Aos Meios De Comunicação E A Comunicação Na Cidade...

O Uso Da Ferramenta Facebook E O Seu Efeito Na Organização, Manutenção E Desenvolvimento Das Redes Sociais

Camada De Rede E Ip

Igrejas De Ninguém (nobody's Church)