Horto Municipal de Ibiá



O projeto viabilizado por meio de convênio entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Araguari e a prefeitura local, teve o custo de 136 mil, sendo custeado com as verbas arrecadadas pelo uso das águas do mesmo.

A cobrança pelo uso de recursos hídricos atende leis federais e estaduais, na busca de garantir a quantidade e qualidade das águas. Esses recursos devem ser aplicados em projetos e programas na bacia de onde foram gerados, dentro do seu Plano Diretor de Recursos Hídricos.

Denominado Horto Florestal Municipal SAULO BARTOLOMEU DE PAIVA, Sô Barto como era conhecido, natural de Ibiá, formou-se em técnico em Agropecuária pela Universidade Federal de Viçosa (Campus Florestal), e ao longo de sua vida dedicou-se e demonstrou grande paixão pelas causas ambientais, razão pela qual foi merecedor desta homenagem.

 Com incentivo da NORDESTA foi criado em 2002, porém as obras só tiveram início em 2010, sendo inaugurado em 6 de setembro de 2011.

Com uma área de aproximadamente 9.000 m², sendo 5.000 m² de canteiros o horto está inserido em uma região de cerrado, com um clima tropical de altitude e temperatura média anual de 19° C.

Download do artigo
Autor: Paula Bar Mendes De Paiva


Artigos Relacionados


Instrução Normativa N.º 001 De 27 De Setembro De 2010

ResÍduos: Leis E DisposiÇÕes

A Fonte

Informática Basica

Ser Mineiro

Exploração Dos Recursos Naturais Nos Palops

Envelhecer