Tipos de violência no Brasil,contra crianças, adolescentes e idosos



Autor: José patrocínio de Souza

 

                                                                Palavras – chaves: Tipos de violência no Brasil contra  crianças, adolescentes e adultos

O objetivo deste artigo é fazer uma análise sobre o que se refere à violência contra crianças, adolescentes e adultos buscando assim compreender o local e convivência onde se comete estes abusos seja na sociedade, ou no convívio social ou familiar. Traçar metas fazendo com que os envolvidos possam refletir sobre o assunto aqui abordado.

______________Pós-graduado em Docência Universitária

Violência são todas as ações que machucam e ferem as pessoas de alguma forma. Em sua maioria a violência se dar através de varias formas: Pode ser por meio de palavras de baixo escalão, agressão e injustiças da sociedade. Afinal todo tem o Direito de sermos livres de todo e qualquer tipo de violência mesmo assim, ainda existem milhares de pessoas que sofrem com esse mal que ainda assola o nosso país e de certa forma só tem crescido nos últimos anos, no seio da sociedade.

A violência pode ser estrutural e sistemática, e em sua maioria acontece devido ao quadro de miséria, má distribuição de renda, exploração de trabalhadores, entre elas crianças e adolescentes. Em relação às crianças de rua falta de condições mínimas para a vida com dignidade, falta de assistência especificamente em educação e saúde, lembrando ainda que hoje se ver muito o desrespeito à educação e a saúde pouco se investe e os governantes nada fazem a não ser explorar a pouca dignidade que as pessoas ainda têm, principalmente quando se trata de pessoas que não tem certo conhecimento, ou seja, os “leigos” e pouco se faz em beneficio de melhorar este quadro, e se tratando de educação e saúde é um descaso, uma falta de respeito com o ser humano, isto sem medição de idade seja crianças ou idosos.

Quando se trata de violência em nosso País, podemos observar que ela se apresenta de várias formas e diversos tipos e é difícil de lhe dar com ela nem as autoridades tem certo controle a respeito dela e temos visto que esta violência já pode ser vista como uma questão de saúde pública, as pessoas não aguentam mais os assaltos, as vidas ceifadas por marginais que não mede esforços para fazer o que bem entender, e se tratando do menor de idade ai é que dobra os encantos, pois estes sabem que não vão ser punidos e se forem vão responder por uns três meses e logo vão fazer as mesmas coisas ou pior ainda, vão estar bem mais preparados para o submundo do crime. uma vez que estes centros de reabilitação de jovens não é diferente da realidade dos presídios de nosso pais.  Isso “acontece porque os efeitos da violação dos Direitos especificamente os Direitos Humanos”, confirmando as palavras de Mahatma Gandhi: onde ele afirma que: “A pobreza é a pior forma de violência”.

Portanto entendemos que a violência doméstica, é o abuso do poder exercido ou praticado pelos pais ou responsáveis pelas crianças, ou adolescentes. Existem vários tipos de violências dentre elas vou citar as mais comuns: Violência física que é o ato de bater, beliscar, empurrar e chutar.

Violência psicológica (xingamento e humilhar, agredir, com palavrão, o abuso de poder, violência sexual, negligencia e abandono).

Violência contra os idosos, que é aquela praticada pelo abandono por parte de parentes filhos, netos e etc.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil apresenta 70% dos casos de violência contra as crianças e adolescentes e os principais responsáveis são os próprios familiares, ou seja, os pais. Neste ponto de partida os pais estão em primeiro lugar entre as pesquisas no que se refere aos próprios agressores, sem esquecermos que a violência contra os idosos também tem certa contribuição da família e algum parentesco próximo.

Em sua maioria estas agressões são praticadas como formas de “medidas educativas”, aonde cada dia mais, o que vimos são os filhos matando os pais, ou vice- versa, netos ferindo e até matando seus avós de forma tão cruel e pouco tem sido feito para tentar frear a violência que cada dia cresce mais e a meu ver parece estar virando moda ter pelo menos um homicídio nas costas hoje em dia.

A violência no Brasil acontece de forma acelerada e é justiçada de varias formas pelas autoridades, a cada dia vem se alastrando cada vez mais devido a muitos problemas, especificamente por parte do poder público, que ainda deixa a desejar e as autoridades cruzam os braços de certa forma isso vira uma bagunça e fica entregue ao descaso. Sabemos que os presídios é um deposito de lixo humano, onde são depositados ou presos assim como queiram entender os presos são jogados lá, para cumprir suas penas, mais quando sai são executados ou vão executar pessoas de bem, para serem devolvidos a justiça que nada faz em prol de melhorias assim contribuindo para o aumento da violência que nunca vai deixar de existir, nem de crescer.

Email para pesquisa: [email protected]


Autor: José Patrocínio De Souza


Artigos Relacionados


O Papel Do Enfermeiro Frente À ViolÊncia Infantil

A ViolÊncia Contra CrianÇas E Adolescentes Praticadas No Ambiente Familiar

Violencia Estrutural:

O Abandono E A Violência Contra O Idoso

A Violência Na Terceira Idade E O Serviço Social: Discutindo A Problemática Com Enfoque Na Cidadania Da Pessoa Idosa

Violência Infantil: Uma Abordagem Psicossocial E Espiritista

Possibilidades E Limites Na Atuação Do Asssitente Social No Creas De Dom Expedito Lopes Frente à Violência Sexual Contra Crianças E Adolescentes