Descobrindo As Vitaminas
O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina - vita (vida) e no sufixo - amina, que é um composto orgânico (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome foi mantido.
Atualmente tem-se usado o termo “fator alimentar acessório”, para designar este mesmo conjunto de substâncias, mas de uma maneira politicamente correta.
O organismo humano não consegue sintetizar as vitaminas, portanto devem ser consumidas por meio da alimentação. Elas são responsáveis pela manutenção do organismo, afinal tanto a sua carência quanto o seu excesso, são prejudiciais à saúde.
Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
As vitaminas desempenham um papel de fundamental importância. São elas que regulam as reações que ocorrem no metabolismo. A ausência de uma vitamina pode vir a bloquear uma ou mais reações metabólicas específicas na célula.
CONHECENDO MELHOR
Vitaminas:
• A - Atua no sistema imune, na visão e na reprodução. Fontes - Fígado, agrião e cenoura crua.
• D - Atua no equilíbrio do cálcio, do fósforo e na diferenciação celular. Fontes - Exposição ao sol, óleo de fígado de peixe, peixes e grãos.
• E - Combate o stress oxidativo. Fontes - Óleo do gérmen de trigo, grãos e abacate.
• K - Auxilia na síntese da proteína envolvida na coagulação do sangue e metabolismo ósseo. Fontes - Gérmen de trigo e hortaliças cruas.
• TIAMINA - Fundamental na função neural. Fontes - Gérmen de trigo, grãos e oleaginosas.
• RIBOFLAVINA e NIACINA - Essencial para o metabolismo de carboidratos, aminoácidos e lipídios.
• B6 - Atua no metabolismo de gorduras, proteínas e produção de hormônios. Fontes - Gérmen de trigo, grãos, repolho, banana e laranja.
• FOLATO - Age na biossíntese de ácidos nucléicos e maturação de hemácias. Fontes - Gérmen de trigo, grãos e hortaliças verdes.
• B12 - Essencial na formação do sangue e função neurológica. Fontes - Frutos do mar, peixes, laticínios e grãos.
• C - Atua como antioxidante, sendo também biossintetizador de aminoácidos e colágeno. Fontes - Hortaliças e frutas frescas.
Quanto mais natural for a alimentação, mais rica ela será em vitaminas. Opte sempre por uma refeição colorida, aproveitando seus benefícios. Uma semana saudável para você leitor.
Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga
Artigos Relacionados
Cereais Integrais: Os Promotores Da Saúde
Alimentação Saudável Na Gestação, O Bebê Agradece!
Aprenda A Alimentar-se No Inverno
Relação Interpessoal
Entendendo Os Alimentos E Alzheimer
FaÇa Do Azeite Seu Companheiro DiÁrio
Gorduras: A SaÚde Que Vem Da Boa Escolha