Candidíase: o que é essa doença?



A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento exagerado de um fungo que habita a pele e trato gastrointestinal de todo mundo: a cândida. O gênero mais comum é a candida albicans, mas também vemos com frequência casos causados por candida spp, candida tropicallis, etc. Essas variações não tornam os casos diferentes entre si.

É muito importante compreender que a candidíase é uma doença que depende de certas condições propícias no próprio corpo da pessoa e que a transmissão de uma pessoa para outra, apesar de ser possível, não é o que causa a doença, na maioria dos casos.

É importante compreender esse ponto, pois muita gente pensa que a candidíase é uma DST (doença sexualmente transmissível) e sendo assim, mantêm preconceitos, o que pode gerar vergonha e conflitos.

Todo mundo pode ter candidíase em qualquer parte do corpo, em qualquer idade. Mesmo crianças e bebês podem ter candidáse, mesmo genital. A região genital é um local onde a doença aparece com frequência pelo simples fato de ser um ambiente escuro, úmido e quente, ou seja, apresenta as condições propícias para que fungos se reproduzam e se mantenham. Você tem cândida em todo o corpo, como na palma da mão, por exemplo, mas como sua mão não é um local escuro, úmido e quente, você não desenvolve candidíase na mão! A candidíase nas unhas pode se desenvolver em pessoas que lidam na água por muito tempo e com muita frequência, como lavadores de louça em restaurantes, por exemplo.

Compreender como a doença se origina é fundamental para curá-la. A candidíase, quando recorrente, não é curada com o uso de medicação farmacêutica (que cura normalmente casos esporádicos). Nesses casos, entender o que causa a doença pode lhe dar pistas para investigar como você está gerando as condicões propícias para que a cândida se reproduza em excesso em seu corpo. Falamos mais sobre isso no site Candidíase Tem Cura em http://www.candidiasetemcura.com

 

Rosalia Wilson é nutricionista e escreve sobre saúde, nutrição e doenças relacionadas à imunidade, assim como deficiências e intolerâncias alimentares como a candidíase e a síndrome do intestino irritável. Rosalia é autora colaboradora do site Candidíase Tem Cura em http://www.candidiasetemcura.com


Autor: Rosalia Wilson


Artigos Relacionados


Coceira Vaginal: Como Saber Se é Candidíase?

Por Que A Candidiase Sempre Volta?

Candidíase Vaginal: O Que Causa E O Que Fazer?

Candidiase | Sintomas E Dicas

Super Potácio De Litro

Se Cuida

DoenÇa De Crohn