Lugares perfeitos para mergulhar no estado do Rio



Que o mar e as praias de todo o litoral do estado do Rio são maravilhosos, todo mundo já sabe. E além dos banhos de mar e passeios de barco, muitos locais são procurados também para a prática do mergulho.  Então fique por dentro dos locais mais interessantes a serem explorados com as dicas da House in Rio.

A Costa do Sol tem ótimos pontos. Arraial do Cabo, por exemplo, é chamada de capital do mergulho por seu mar cristalino e pela rica vida marinha. Lá existem locais mais rasos como a Ilha dos Porcos, o Saco do Cherne e o Saco do Anequim; e os mais fundos como a Enseada do Oratório (com até 50 metros de profundidade), a parte de fora da Ilha dos Porcos que abriga peixes de grande porte e a Ilha dos Franceses. Além desses lugares, não podemos esquecer da famosa Gruta Azul, que é belíssima também dentro d`água, com um efeito de luzes azuis incrível; daí o nome. O mar de Arraial conta ainda com surpresas históricas.  A Ilha do Saco dos Ingleses, por exemplo, reserva peças de um navio que naufragou em 1830 a 25 metros de profundidade.

Cabo Frio é uma outra cidade onde muitos mergulhos acontecem. Os principais locais são: a Ilha dos Capões, com muitos cações-viola; a Ilha dos Papagaios, com corais, vários tipos de cardume e tartarugas; Ilha do Breu e Ilha dos Pargos, com muitas arraias-chita e até tubarões. Os locais também são indicados para o mergulho noturno.

Bem próximo dali está Búzios, que tem praias ótimas para mergulho e que são independentes de barco. Recomendamos as praias: João Fernandes, João Fernandinho, Ferradura e Ferradurinha. Com o acesso de barco estão ilhas como a da Âncora, que é considerada o melhor ponto para mergulho da região, muito procurada por fotógrafos e habitada por muitas tartarugas. Há também a Enseada do Badejo que oferece mergulho em vários níveis, desde o bem rasos até os mais profundos.

No lado oposto do estado está a Costa Verde que conta com diversas opções. Em Angra dos Reis, por exemplo,  recomendamos a Ilha do Brandão, a Ilha Josefa, a Ilha Redonda, a Ilha do Papagaio, a Ilha de Búzios e a Ilha da Cobras que são repletas de corais, esponjas e vários tipos de peixes. Para quem busca desafios maiores os melhores lugares são a Laje dos Coronéis e o Parcel dos Coronéis, com labirintos de pedras. E tem mais, é possível ver objetos de naufrágios na enseada Araçatiba da Ilha Grande, onde afundou um navio brasileiro em 1866, e na Laje Matariz, onde um helicóptero naufragou.

Para quem está na capital carioca e não pode viajar, a dica é aproveitar a Praia Vermelha, a Praia do Arpoador, com mar tranquilo, e a laje do Recreio dos Bandeirantes que conta com polvos, peixes de passagem e partes do navio Workman, que naufragou há muitos anos.

 

Equipe House in Rio - As melhores opções de hospedagem por temporada no Rio de Janeiro.


Autor: House In Rio


Artigos Relacionados


O Melhor De Angra Dos Reis E Búzios!

Boipeba

Angra Dos Reis: O Paraíso é Aqui!

Angra Dos Reis

A Encantadora Ilha Do Mel No Litoral Do Paraná

Viva Uma Surpresa Em Angra Dos Reis

Alugar Em Santa Catarina