Marketing digital: não ofusque o brilho do seu cliente #2



Pois é, já foi o tempo que acreditávamos em tudo que víamos na fantástica telinha colorida. De tantas empresas que entraram ofertando verdadeiros golpes (que só veríamos mais tarde), ficou sem sentido tentar conversar com quem não oferecia meios para tal. Caso não tenha entendido qual o perigo deste tipo de comunicação atualmente, acesse "Marketing Digital: não ofusque o brilho do seu cliente #1".

Quando se fala em web 2.0, a primeira ideia é diferenciar da 1.0, onde a comunicação era de 'mão única'. A pior forma de (tentar, no caso) criar uma linha de comunicação entre sua empresa e o mercado é não se preocupando em estabelecer uma conversa.

A conversa (franca) significa colocar-se no mesmo nível de quem o está escutando, o seu consumidor. Em Marketing Digital, é fundamental que você o faça ter certeza de que é ele quem faz tudo funcionar, é ele quem tem o poder. Os consumidores querem ser livres, iguais à todo mundo, mas únicos. E devem ser tratados como tal.

As suas estratégias de Marketing Digital devem fazer com que ele entenda que sua empresa precisa das habilidades dele, para que possa oferecer a melhor solução. Quando der uma orientação sobre o melhor produto a adquirir (o seu), deixe claro que está apenas repetindo um conselho dele próprio. Abuse de percepções positivas sobre sua empresa que outros externaram em algum momento, estabeleça de uma vez que as pessoas compram seu trabalho por elas mesmas terem se certificado que é a melhor oferta, e que sua empresa apenas oferece a plataforma para que os desejos e necessidades sejam atendidos. 

As pessoas querem ser independentes, fazer o que querem na hora que bem entendem. Naturalmente, ninguém quer ser interrompido durante uma conversa para ver sua propaganda, é muito mais inteligente fazer com que elas falem do seu trabalho naturalmente - como veículos de mídia individuais, espalhando suas qualidades. 

Conduzir esta moderação irá conquistar a simpatia. Acaba refletindo em um maior envolvimento do usuário na web e resulta na reciprocidade, aquela sensação de que ele deve algo à você, por toda a atenção e dedicação que você dispôs.

Ele 'deve' comprar.

O caminho para tudo isso acontecer é longo, requer dedicação e paciência. Experimentar diferentes formas de se relacionar com o público também é importante, mas para você não cair nos erros mais comuns, selecionei algumas dicas do que fazer e o que NÃO fazer com seu Marketing Digital que disponibilizo numa próxima publicação.

Não espere até lá, conheça o serviço de Planejamento de Marketing Digital e ganhe tempo.

A gente se fala!

Paz!

 


Autor: Ronan Goerl


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