O ensino de idiomas para crianças e adultos
Nenhuma outra espécie no planeta utiliza a língua ou escrita - um mistério que permanece sem respostas, mesmo após muitos de anos de pesquisa. Relatos históricos confirmam que um cardeal italiano falava mais de 38 idiomas diferentes por volta de 1840. Se ao menos ele tivesse nos deixado alguma fórmula mágica para aprender tantos idiomas.
O processo de aprendizado de uma língua é incrivelmente complexo e ainda mais para um segundo idioma. Para entender esse processo é necessário estar ciente das diferenças dele. O "sistema de aquisição" de um adulto, por exemplo, é subconsciente, muito semelhante ao processo das crianças quando adquirem a sua primeira língua. Esta forma de comunicação também é conhecida como comunicação natural em que os falantes estão interessados apenas em "passar a mensagem".
A aquisição da linguagem na infância parece não depender tanto de aptidão, motivação e de professores. As crianças adquirem sua língua materna por meio da interação com seus pais e ambiente. Sua necessidade de comunicar abre o caminho para a aquisição da linguagem. Geralmente os alunos mais jovens possuem mais facilidade na codificação fonética, os alunos mais velhos possuem uma capacidade maior em analisar e trabalhar as "regras", formular ideias e compreensão. Os adultos são mais conscientes em aprender uma segunda língua, o que pode levar a uma análise maior de aprendizagem. As crianças aprendem a ouvir primeiro. Muito antes falar e conseguem entender o que os outros estão dizendo. Para os adultos, a leitura é geralmente a primeira habilidade e mais fácil de adquirir, enquanto o processo auditivo é o mais difícil.
Oportunidade e motivação trabalham em conjunto. Alunos motivados são mais propensos a procurar oportunidades, muitas vezes fora da aula, e assim utilizam suas competências linguísticas. A aquisição de um novo idioma requer também a aquisição da essência da nova língua, não só para os adolescentes, mas também para adultos, que cresceram confortáveis e seguros com seu próprio idioma e hoje podem possuir inibições, que servem como um muro de defesa ao seu redor.
A idade não é tudo no aprendizado de uma segunda língua. Os desafios, métodos e ambiente específico para o ensino da língua para adultos, não é um território bem mapeado em oposição ao ensino de línguas estrangeiras ou segunda para os alunos jovens. Alguns cuidados devem ser tomados para que a necessidade de ajustar os métodos antigos e criação de novos métodos, não seja visto como dificuldades. O ensino de idiomas deve ser visto como uma oportunidade para desenvolver nova metodologia, planejar novas metas e alcançar um resultado diferente, e igualmente gratificante.
Autor: Kátia Brunetti
Artigos Relacionados
Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto
Os Americanos E O Aprendizado De Idiomas
Ensino Bilingue: Língua Portuguesa Para Surdos
Educação Oralista Para Surdos
A Importância De Se Aprender Uma Segunda Língua Desde Cedo
Para Ensinar é Preciso Amor
A Necessidade Ideal E A Real De Se Aprender Um Novo Idioma