Mercado Anti-Ético



Pense em duas empresas. Imagine que elas sejam do mesmo segmento e prestem os mesmos serviços para o mesmo público. Suponha, agora, que uma única pessoa seja sócia de uma e dona da outra. Sim, isso é possível. E, no "abc" empresarial, essa prática tem nome: concorrência desleal, um verdadeiro câncer capaz de fulminar a saúde qualquer empresa.

De quebra, o prejuízo é pior se o cliente, alheio à situação, é induzido a trocar a então parceira pela concorrente. Mas, para a empresa lesada, isto não significa apenas o furto de um cliente, mas também o desvio de uma fonte de renda importante que, mais cedo ou mais tarde, poderá gerar uma grave crise interna, corte de gastos e, inevitavelmente, a falência.

O tema "concorrência desleal entre empresas" é a especialidade de Josimar Lira e Daniel de Lollo, destaques do departamento jurídico da Cinzel Editora e Comunicação Ltda., empresa que serve como exemplo fiel dessa desonesta barbárie. Por duas vezes, em 2006 e 2007, o diretor comercial da editora, José Aleixo Vieira, criou empresas semelhantes à Cinzel.

Todas em nome de Geni Rossine, sua "laranja". A primeira, Acácia Editora e Distribuidora Ltda., foi descoberta e fechada a tempo. A segunda, Editora Domínio e Distribuidora Ltda., funciona, impune, até hoje. Através delas, Vieira ofereceu serviços, captou a clientela e embolsou mensalidades que, por direito, ainda pertencem à Cinzel.


Autor: Agência Brazil Comunicação


Artigos Relacionados


Como Fidelizar E Satisfazer Clientes

A Linguagem Do Cliente

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

Manual Do Proprietário

Ética Empresarial

Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo

A Importância Da Capacidade Empresarial E A Comunicação De Uma Empresa