Aplicação de sistema de informação geográfica na identificação de área para aterro sanitário



Resumo

O desenvolvimento de modelos de localização de aterros sanitários encontra-nos processos de análise espacial em sistemas de informação geográfica um enquadramento metodológico que contribui para uma substancial melhoria do processo de suporte à decisão.
É efectuado um enquadramento do conceito de impactos dos resíduos sólidos, uma avaliação das tipologias de aterro sanitária e as suas vantagens e desvantagem orientada para a definição e formalização conceptual do quadro de requisitos funcionais e restrições de localização considerados mais adequados.
Com base na formalização teórica e conceptual foi definido um modelo de dados espaciais que serviu de base ao desenvolvimento dos processos de análise espacial.
São descritas diversas abordagens de modelo conceptual de conjuntos de dados geográficos definidos em função de uma avaliação de requisitos de análise e qualificação do espaço para a localização de aterros sanitários.
Foi implementado um ensaio de análise espacial visando a categorização do espaço a partir da avaliação e integração de dados espaciais derivados em processo de modelação geográfica. A aplicação do modelo com base nos dados geográficos disponíveis é objecto de comentário e definição de perspectivas de desenvolvimento futuras.
Palavra-chave: Aterro sanitário, SIG, análise espacial, modelação geográfica.

Download do artigo
Autor: Vitorino Vaz Pires Ribeiro


Artigos Relacionados


Aterro Sanitário De Anápolis - Relatório De Saída Autônoma De Campo

Avaliação De Impactos Ambientais Do Lixão Do Município De Estância – Sergipe

Modelo Atestado Sanitário Para Cães

Dispraxia: Natureza E Intervenções Na Escola.

Código Sanitário Do Município De Água Boa - Mt

Visão Geográfica Das Dificuldades Dos Deficientes, Frente Aos Meios De Comunicação E A Comunicação Na Cidade...

Modelo De Portaria De Definição Do Papel De Unidade De Pronto Atendimento