Construindo os conceitos geográficos na disciplina de geografia: teoria e prática na sala de aula



 

1. NOTAS INTRODUTORIAS

Quando pensamos no ensinar da disciplina de geografia! Varias ideias começam há surgir em nossa mente sobre essa prática! Como? Para que? Para quem?Que didática usar? Que metodologia abordar?Partindo desse principio foi proposto pelo professor de geografia aplicar nas turmas de 1º ano plano de aula  para conhecer o nível de conhecimento dos educando desta serie, para ter noção de que nível de conhecimento os mesmo tem com relação aos conceitos geográficos e sua aplicabilidade, como: espaço geográfico, sociedade, paisagem, meio natural, meio técnico e meio técnico-cientifico-informacional.

Através deste projeto pensamos em alcançar os seguintes objetivos: Despertar o educando para percepção do espaço geográfico a sua volta, aproximar o educando dos conceitos geográficos, comparar os conceitos de senso comum com os conceitos científicos, provocar a interação do aluno com os conceitos geográficos, induzir o aluno a interagir com o espaço geográfico a sua volta.

Estes objetivos nos levaram a conduzir o trabalho nestas turmas para criar o hábito que o conhecimento apresentado na escola, está presente na vida diária e proporcionar os mesmos a produzirem conhecimento.

Abaixo será mostrada parte do plano de aplicação de aula pelo professor:

 

“Competências:

Compreender a (re) construção do espaço geográfico com resultante da interação sociedade-natureza.

Habilidades:

Explicar o espaço geográfico com resultado das relações históricas entre sociedade e natureza

Explicar as implicações do processo de modernização técnico - cientifico sobre a dinâmica produtiva do campo e suas repercussões sócio-ambientais.

Eixos temáticos: Espaço Geográfico

Eixos Transversais: Valores éticos

Conceitos: Espaço geográfico, Paisagem, Sociedade, meio técnico, meio natural, meio tecnicocientifico .

Conteúdos: Natureza e tempo da sociedade: espaço geográfico

Procedimentos:

1º passo: questionário sobre a formação docentes dos professores deste alunos,quando estudavam o ensino fundamental.

2º passo: questionário aplicado aos educandos para saber a importância da disciplina de geografia para vida diária.

3º passo: questionário aplicado aos  docentes da escola pesquisada para saber a importância da hora-atividade para o ensino de qualidade em sala de aula das escolas públicas paraense.

4º passo: diagnóstico inicial (entrevistar o colega de aula) nas turmas sobre os seguintes conceitos: espaço geográfico, paisagem, Sociedade, meio natural, meio técnico e meio tecnicocientífico.

5º passo: dividir os alunos da turma em grupos de cinco pessoas e enviar a filmarem ou fotografar  o espaço geográfico onde estão inseridos;

6º passo: cada grupo irar escolher um relator para descrever o espaço filmado;

7º passo: os grupos irão pesquisar os seguintes temas: espaço geográfico, paisagem, meio natural, meio técnico e meio tecnicocientifico e em seguida irão fazer um analise comparativa com avaliação diagnostica que foi proposta pelo professor, com isso os educando terão ciência se o seu conhecimento prévio está de acordo com conhecimento sistematizado.

8º passo: com base nas imagens e na descrição, exigir de cada grupo que os mesmos elaborem um texto narrando os seguintes conceitos percebidos através de suas filmagens: espaço geográfico, paisagem, Sociedade, meio natural, meio técnico e meio tecnicocientifico;

9º passo: socialização: Apresentações das filmagens sobre o espaço geográfico, com explicações dos grupos em sala de aula do espaço geográfico e os demais elementos que o compõem, com painéis de fotos e suas devidas explicações do lado de cada foto.

Recursos:

Filmadoras, máquinas fotográficas, data-show, televisão, folhas de papel A4, cartolinas, folhas de isopó, cola, tesouras, pinceis, canetinhas, fotos, CDs com músicas,

Avaliação:

Será avaliado trabalho em equipe, organização de cada grupo, criatividade e aprendizagens de cada educando no ato desenvolver o trabalho e sua aquisição da competência e suas habilidades propostas para esse conteúdo.”

 

Este foi procedimento adotado para verificar a conhecimento prévio do aluno e para assim traçar planos para contornar a deficiência diagnosticada no exercício da função docente. Neste plano descrito todo procedimento adotado pelo professor para construir nos discentes as noções necessárias para compreensão e noção de agente (re) produtor do espaço geográfico a sua volta.

2. DESENVOLVIMENTO.

Foi aplicada nas turmas de 1º ano, dos turnos matutino e vespertino de Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abel Figueiredo no Município de São João do Araguaia-Pa, uma avaliação diagnostica sobre o conhecimento que os alunos tinham da categoria maior da geografia o espaço geográfico, os demais conceitos que compõem o ensino de geografia que são: paisagem, sociedade, meio natural, meio técnico e meio tecnicocientifico e foi verificado que  tinham um conhecimento superficial.

Essa avaliação diagnostica nas turmas do 1º ano, nos deu oportunidade enquanto professor de geografia para conhecermos as fragilidades que  traziam da 1º, 2º fase da educação básica (ensino fundamental). E nos leva a especular quais são as reias situações que estes  vivenciaram para chegarem ao Ensino Médio com essas falhas que são relevantes para o ensino de geografia.

Como base nesta avaliação pode-se conjecturar as seguintes hipóteses:

  • O educando acredita que a disciplina de geografia não tem importância para sua vida cotidiana na sua vivencia no lugar.
  • Os professores que ministram a disciplina de geografia no Ensino Fundamental não tem formação especifica, tem apenas o magistério.
  • Falta de hora-atividade para o docente planejar as suas aulas para que tornem mais atrativas e assim estimule o aluno a sentir desejo de aprender o conteúdo proposto.

Com base nessas três hipóteses é possível especular quais são as causas que levaram ao fracasso dos educandos na compreensão da categoria maior que é espaço geográfico e os conceitos supracitados. Por que  estão no Ensino Médio como analfabetas geográfico? Sem conhecimento suficiente da disciplina de geografia para estarem no Ensino Médio.

No questionário feito a respeito da importância da geografia para suas vidas e sobre a formação dos seus professores que ministravam a disciplina de geografia no Ensino Fundamental pode se refutar a hipótese sobre a falta de formação dos docentes e pode comprovar a hipótese que os alunos não encontram utilidade para a disciplina de geografia no seu espaço de vivencia.

Sob a terceira hipótese pode-se provar é veracidade, com base nos depoimentos dos docentes que afirmaram que a  hora–atividade é um alicerce importantíssimo para o ensino de geografia de forma eficiente, sua ausência impede o planejamento de  suas aulas e a sua aplicabilidade de forma estimulante.

Contudo os educandos estão no Ensino Médio, este fato leva o professor propor aulas que venham contornar esta situação que não tem mais jeito. Por que não tem jeito de  retornar este aluno para o Ensino Fundamental ,cabe  ao docente elaborar um projeto de intervenção para amenizar esse problema.

 Já ciente da situação das turmas analisadas através da avaliação diagnostica, foi proposta para os alunos uma pesquisa em fontes bibliográficas, onde os mesmos estariam buscando em fontes o significado cientifico da categoria maior da geografia e os demais conceitos estudados: paisagem, sociedade, meio natural, meio técnico e meio tecnicocientifico.

Logo em seguida, em outra aula foi proposta aos alunos que confrontassem os resultados de sua avaliação diagnostica com a pesquisa dos conceitos. Essa metodologia tem como objetivo levar o aluno compreender o real significado da categoria espaço geográfico e demais conceitos, por que os levam a verificar se o seu conhecimento prévio está de acordo com o significado cientifico.

O relatório comparativo foi observado que os discentes fizeram um analise comparando avaliação diagnostica aplicada pelo professor  com a pesquisa feitas em livros e na internet. O resultado desta analise foi satisfatória pelo fato que  concluíram que os seus conhecimentos sobre os conceitos não estão em consonância com conceitos geográficos. Por mais que erraram, contudo através desta analise comparativa compreenderam os reais significados dos conceitos e puderam transformar a suas opiniões.

Para testificar este fato será transcrito a analise comparativa de um dos grupos formado por alunos do 1º ano “A” do período matutino da Escola supracitada:

 

“ Espaço geográfico: pensamos que o espaço geográfico era o meio em que vivíamos e a localidade é nossa cidade etc.Contudo não erra bem assim,mais segundo a pesquisa o espaço geográfico e produto da ação do homem sobre o meio natural através do trabalho, empregando a mão- de -obra, as técnicas e as tecnologias. Paisagem pensamos que era as casas, prédios, estradas  em si,isso não é paisagem,na realidade é tudo aquilo que podemos perceber,por meio de nossos sentidos(audição,visão,olfato  e tato) mas o que destaca-se é a visão para visualizar a paisagem(...).Com relação a cartografia pensamos que a cartografia era um mapa que nos daria as coordenadas geográficas;contudo a cartografia é o conjunto de estudos e operações lógica-matematica,técnicas e artística que,a partir de observação diretas e da investigação de documentos e dos dados,interveem na construção de mapas,cartas,plantas ,outras formas de representação de  todos ou de partes do globo(....)”Trecho da analise comparativa do grupo de alunos da 1º serie “A” do turno matutino.

 

Com base na pesquisa feita com os alunos percebemos que o conhecimento do cotidiano do aluno não está complatamente distorcido. Mais é preciso lapidar esta pedra preciosa chamada conhecimento popular para assim transformar em uma joia rara chamada conhecimento cientifico. Por que através do lugar o aluno constrói a noção de Espaço geográfico, quem afirma  CASTROGIOVANNI, no seu texto APREENSÃO E COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:

 

Por alfabetização espacial deve ser entendida a construção de noções básicas de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço elaborada dinamicamente pelas sociedades. A representação dos segmentos espaciais e fundamental no processo de descentração do aluno facilitando a leitura do todo espacial [....]”(CASTROGIOVANNI,pag.14)

 

Portando podemos perceber pelas palavras de CASTROGIOVANNI, que a maioria dos educando são analfabetas geográficos, isto pode ser facilmente notado na pratica diária dos professores de geografia do ensino fundamental e médio. Para contornar esta situação foi proposto ao educando que em seguida os mesmo descrevesse o espaço geográfico onde estão inseridos, para que o docente tivesse uma visão geral a que passo anda a interiorização do conhecimento proposto nas aulas. Segui abaixo uma das descrições feitas pelos alunos do espaço geográfico onde estão inseridos:

 

         “ Espaço geográfico do Distrito de Apinajes

O Distrito de Apinajes era uma antiga aldeia de índios Apinajes, por este motivo o distrito chama-se Apinajes. No primeiro passo, começamos, a fotografar de forma panorâmica o Distrito Apinajes, inicialmente pelo posto de saúde local e andamos em direção à Igreja Católica e Igreja Evangélica Quadrangular.

A vila de Apinajes pertence ao município de São João do Araguaia, é um lugar bom de viver, tem frutas típicas da região e frutas de outras regiões brasileiras, este fato torna-a bem arborizada. Em Apinajes não vemos casos de violência como nas cidades grandes.

Filmamos a rua principal de Apinajes, a Rua Exupero Seixas, nesta rua há bastante movimento de carros, motos e pessoas. É rua que concentra os comércios de alimentos, oficinas de bicicletas e motos, bares e lojas de roupas etc.. Nesta mesma rua à tarde ou aos finais de semana acontecem brincadeiras que é um momento de socialização entre os jovens.

No município de São João do Araguaia, no Distrito de Apinajes notamos problemas graves tais como: lixos domésticos e resíduos que são jogados nas ruas, poluição dos córregos e do rio Araguaia e muita água parada que pode gerar muitos focos de Dengue (...)”.

 

Notamos com base na descrição do espaço geográfico de Apinajes que os alunos não conseguiram definir de forma bem clara os elementos que compõem o espaço geográfico deste Distrito tais como: Paisagem, meio natural, meio técnico, meio técnico-cientitifico-informacional e sociedade, contudo é notório que de forma bem sutil os mesmos conseguiram interiorizar os conceitos geográficos. Contudo podemos definir que eles já estão compreendendo a noção de espaço socialmente construído, para fala desta concepção de espaço, utilizaremos as palavras de Corrêa:

 

“O espaço entendido como espaço social,vivido,em estreita correlação com a pratica social não deve ser visto como espaço absoluto,vazio e puro,lugar por excelência dos números e das proporções[...].O espaço não é nem o ponto de partida(espaço absoluto),nem o ponto de chegada(espaço como produto social).” (CORRÊA,pag.25)

 

Portando podemos perceber pelas palavras de Corrêa que o espaço é construído pelo homem de forma em que possa atender os seus desejos. Neste contexto podemos afirmar que os alunos pesquisados construíram de forma preliminar a noção de espaço geográfico partindo do lugar que estão inseridos.

Para o desfecho do trabalho foi exigido do aluno que montassem uma apresentação slides expondo o espaço geográfico e os elementos que formam o espaço de suas vivencias.

Logo em seguida foram analisados os trabalhos finais dos alunos, que estavam formatados no Power Point, em forma de slides, concedêramos os trabalhos hábitos para apresentação.

3.CONCLUSÃO

Portanto  chegamos as seguintes conclusões a respeito da falta de conhecimento dos educandos quanto concluem o ensino fundamental e iniciam o ensino médio: Que os alunos estudam a ciência geográfica, contudo não dão importância por que não encontraram significado no seu estudo,pensam estudar geografia para que? Por que? Não uso este conhecimento para nada!. Para contornar este problema o professor propôs o presente trabalho com intuito levar o educando através da construção do conhecimento geográfico pelos conceitos a encontrar a verdadeira significação da ciência geográfica. Neste presente estudo podemos afirmar que o significado vem através da construção do conhecimento geográfico via conceitos pelos próprios alunos diariamente nas aulas pela intermediação do professor no processo de ensino aprendizagem.


Autor: Amarildo Silva Araujo


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