A prática em psicopedagogia - uma análise crítica.



Docente: Janaína Silva do Nascimento Costa

Especialização em Psicopedagogia

A Prática em Psicopedagogia - Uma análise Crítica.

Ao interpretarmos como o próprio sentido da palavra  se refere –Psicopedagogia- não se trata de uma ciência que estuda a psicologia na pedagogia ou o contrário, para falar a verdade a psicopedagogia ainda não é considerada uma ciência, isto porque ela propõe integrar conhecimentos e princípios de diferentes ciências humanas, observando a partir do significado da palavra no universo dos dicionários a exemplo do Aurélio que a trata como uma aplicação experimental da psicologia, indaga-se : como não a tratar como ciência , tendo em vista que é um dos mais importantes aspectos da psicopedagogia  é ter um objeto de estudo e neste caso esse objeto é a aprendizagem do ser humano , além de uma equipe interdisciplinar ,aquela em que o trabalho em equipe é primordial e estes aprendizes  não devem obter esta aprendizagem de maneira mecânica , nem imitativa, eles devem assimilar ,selecionar, processar e relacionar através de atividades que seja auto estruturante. Assim criando o seu próprio objeto e isso que é interessante, pois essa prática está sempre em busca de formar um corpo teórico próprio; historicamente a psicopedagogia surgiu na Europa , devido a delimitação entre a psicologia e a pedagogia, como citado anteriormente, visando a necessidade para atender crianças consideradas com distúrbios de aprendizagem o que para se elucidar  iniciou-se de forma relevante , pois para uma criança ter um distúrbio de aprendizagem os fatores que o antecede também pode ser observado por um psicopedagogo ( mas não apenas por ele), o profissional para encontrar o tratamento ideal tem que saber o seu histórico e não se limitar apenas a um diagnóstico e a psicopedagogia  vai muito além disso em minha opinião , é uma construção do conhecimento tanto do psicopedagogo quanto do aprendiz em toda sua complexidade.

Mais esta prática ainda tem muito que caminhar, mas é preciso apoio e reconhecimento, existem alguns comentários que a psicopedagogia aproveita-se de diagnósticos de neuropediatras e assim em alguns casos é feito o acompanhamento de acordo com a necessidade, isto é fora de contexto, pois a psicopedagogia para ser atuante faz-se necessário uma triagem, anamnese do seu paciente e através disto ver qual a dificuldade encontrada e o melhor método a ser utilizado para o devido caso ou seja ela faz basicamente o mesmo processo que o neuropediatra , o psicopedagogo estuda o ato de aprender  e ensinar tendo como foco a pessoa  a ser educada e seus processos e alterações de desenvolvimento e assim podendo ser preventivo e clinico. Analisando de maneira positiva a psicopedagogia é espetacular pois ela trabalha as formas de relação  do sujeito com o meio e suas influências, podendo ser clinico ou institucional, tendo como função detectar perturbações na aprendizagem , promover orientações nas formas da metodologia aplicada em sala, realizando orientações educacionais. Mas nem tudo resplandece, existem algumas controvérsias a algumas dessas funções, fica muito sobrecarregado para este profissional assumir essas e outras funções, não que não sejam capazes, mas essas atividades deveriam ser divididas com outros profissionais, como no caso de detectar e apaziguar perturbações no âmbito escolar, o psicólogo da instituição poderia ajudar as orientações educacionais, assim como o supervisor escolar também.

A psicopedagogia só veio a contribuir para melhorias no âmbito escolar, no caso da educação inclusiva foi muito importante, pois ressalta todas as inteligências, problematizando o sistema escolar que não as trata igualmente, sendo primordial a leitura de Piaget, Wallon, Gardner e todos os aspectos a serem abordados como: logica, linguística, emoção, movimentos, dentre outros. O que torna esta prática ainda difícil e justamente o sistema escolar que em muitos casos nem sequer ouviu falar na ajuda do psicopedagogo e ainda não a aceita e a critica, em meu ver, acho necessário que se tenha um programa federal de incentivo ao psicopedagogo, onde este serviria para debater a importância em sua vivencia nas escolas, levar informação e auxilio as crianças que necessitam de apoio psicopedagógico e não tem condições de acompanhamentos e investir da presença desses profissionais em escolas, fabricas e onde possa ser inserido suas aplicações, é preciso investir, aprender e assim caminhar.


Autor: Janaína Silva Do Nascimento Costa


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