De um pequeno sítio, hoje és uma cidade



Filha do sol, bela e radiosa, nasceu Jaramataia, sertaneja e formosa. Desfruta da força e coragem que o sertão alagoano proporciona. De um pequeno sítio, hoje é uma cidade. Com o passar das décadas, a sua população capaz, trouxe para essa terra uma melhor qualidade de vida, e é válido abordar que, esse pequeno município é honrado em ser dono do maior açude alagoano, conhecido como DNOCS.

Cidadãos alagoanos, sertanejos e acima disso brasileiros, é de conhecimento geral que são dotados de força, esperança e coragem, capazes de fazerem toda diferença em um meio social através do seu falar, seu agir, e principalmente das marcas do sol em seus corpos provando que esse povo é de garra, trabalhador, mas que cantam salmos de alegria em meio as grandes lavouras do município no sertão.

Jaramataia, de uma minúscula fazenda, hoje é uma cidade. A história afirma que um dia apenas um casal com seus oito filhos chegam a esse território, e ali iniciam um povoamento, chegando a ser considerada Jaramataia dos Barbosa, e mais tarde o povoado cresce e é elevado a condição de distrito, o que resulta no surgimento  de grupos exigindo a emancipação política que é alcançado em 20 de junho de 1962. Seu nome é instituído pelo grande número de árvores jaramataias, árvores estas que cobriam uma maior parte da região.

É verídico que nosso Brasil vem alcançando melhores resultados na sua economia, uma parte desse desenvolvimento chega ao meu município, trazendo consigo o aparecimento de lojas, supermercados e fábricas, gerando empregos e uma melhor qualidade de vida para o povo jaramataiense.

É de suma importância ressaltar a honra que temos de morarmos às margens do açude DNOCS ( Departamento Nacional de Obras Contras as Secas ) que sua construção teve como seus principais objetivos melhorar a economia do município e amenizar o efeito das secas causadas pela falta da chuva que é constante no sertão. Infelizmente temos problemas relacionados ao meio ambiente que é a poluição e a seca exagerada.

É imprescindível a mobilização dos políticos, para que consigam meios que aumentem a economia municipal, não deixando o dinheiro concentrado apenas nas grandes metrópoles. A conscientização popular também é de extrema necessidade, juntamente com o levantamento de novos projetos que influenciem a sociedade atual. Porque quem faz navegar esse barco verde e amarelo, somos nós, cidadãos brasileiros.

          - Jefferson Santana de Melo, 31/08/2012


Autor:


Artigos Relacionados


Brejinho

Granito

Triunfo

Calumbi

SÃo JosÉ Do Belmonte

Serrita

QuixabÁ