Por que não há prédios altos em Paris



Existem prédios altos em Paris, sim, principalmente na região financeira da cidade, La Defense. Ali planeja-se construir prédios mais altos inclusive que a Tour Montparnasse, um dos edifícios mais conhecidos da cidade. Mas, em uma primeira olhada, talvez você acredite que, de fato, não há prédios altos em Paris. Se você for ao topo de qualquer um dos pontos de grande visibilidade, tais como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a própria Tour Montparnasse ou mesmo o terraço do Centro Pompidou, que nem é tão alto assim, notará que nas áreas mais tradicionais os edifícios não têm mais que cinco, seis ou sete andares.

A cidade, notavelmente plana, se estende uniformemente, como um tapete de construções antigas, algumas centenárias, todas da mesma altura. A partir do alto de Montmartre, uma das poucas irregularidades do relevo parisiense, aos pés da escadaria da Basílica do Sagrado Coração, inclusive, o que mais chama a atenção é a Torre Montparnasse, que, com seus mais de duzentos metros de altura parece agredir essa uniformidade urbana quase mágica da cidade luz. Desse ponto de vista, dá para entender o alvoroço causado na exposição de 1900 quando da construção da Torre Eiffel. Embora, na época, parecesse desproporcional, hoje não conseguimos imaginar Paris sem ela.

No entanto, existe um planejamento urbano muito cuidadoso em Paris. Diversas regiões não permitem a construção de prédios com mais de 37 metros de altura, cerca de 12 andares. Em outras regiões, esse limite de altura é ainda mais restrito.

Acontece que há toda uma preocupação de uniformidade urbanística, histórica e, hoje em dia, de sustentabilidade quanto às construções em Paris. Somente em 2008, sob grande polêmica popular, as leis que impediam um crescimento vertical da cidade fossem flexibilizadas, permitindo a expansão de regiões como La Defense, onde vemos Le Grand Arché, um cubo de mármore com arestas de 100 metros onde funcionam escritórios. Do Arco do Triunfo, olhando em direção a um dos eixos da cidade, pode-se vê-lo como que um contraponto às memórias napoleônicas.

A verdade é que a uniformidade de altura dos prédios de Paris, suas pequenas chaminés e suas águas-furtadas dão todo um charme à cidade e são uma atração à parte, tão interessante como qualquer outra atração que ela tenha ou venha a ter um dia.

Eu conto essas e outras experiências sobre Paris em meu novo blog Viagem Paris. Nele, relato minhas experiências a respeito de uma viagem de 15 dias que fiz à capital francesa e convido você a conhecê-lo.


Autor: Alessandro Martins


Artigos Relacionados


Conhecer Paris

Melhores Hotéis Com Vista Para A Torre Eiffel

Luzes Da Ribalta

Paris De Um Jeito Muito Mais Interessante!

As Maravilhas Da Noite Parisiense

Sonhos De Ano Novo ? Uma Aventura Em Paris

Os Mistérios Da Torre