O Conceito da Educação na Visão Bahá’í



"Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício." Bahá'u'lláh

Na visão bahá'í, no processo de educação tem que se levar em consideração a existência do espírito e sua relação com o corpo e a mente. E lembrar que o corpo e o espírito são de duas naturezas diferentes: uma, de origem divina; outra, da matéria. E a mente é o elo de ligação entre ambas. Neste contexto 'Abdu'l-Bahá afirma:

"O homem possui duas naturezas: a natureza espiritual ou superior e a material ou inferior. Numa, ele se aproxima de Deus; na outra, vive só para o mundo. De ambas se encontram sinais no homem.Todo bom hábito, toda qualidade nobre, pertencem à natureza espiritual, enquanto que todas as suas imperfeições, todos os seus pecados, derivam de sua natureza material."1(241)

Ele escreve que o homem "tem um lado animal, assim como um lado angélico; e o objetivo de um educador é de tal modo treinar as almas humanas que o seu aspecto angélico possa sobrepujar o lado animal."2(26)

E no livro "O Esplendor da Verdade" Ele assegura que arealidade do homem é constituída por três "entidades", que são: a sua forma material ou o corpo, a mente ou intelecto e a alma racional ou espírito humano.

Como o indivíduo é constituído de Corpo, Mente e Espírito, logicamente sua educação deve estar relacionada ao desenvolvimento desses três aspectos. Assim, esclareceu Abdu'l-Bahá, a necessidade de três tipos de educação: material, humana e espiritual.

A educação material "trata do progresso e do desenvolvimento do corpo, através da aquisição de seu sustento, de seu conforto e bem-estar materiais. Esta educação é comum aos animais e ao homem."

A educação humana "significa civilização e progresso, ou seja: governo, administração, obras de caridade, profissões,artes e ofícios, ciências, grandes invenções e descobertas e instituições organizadas. Estas são atividades essenciais ao homem e o distinguem do animal."

A educação espiritual "consiste na aquisição das perfeições divinas... e educar a realidade humana a ponto de torná-la o centro das virtudes divinas: justiça, veracidade, benevolência, misericórdia...Consiste também em respeitar os direitos, servir à causa de Deus e se dedicar ao bem coletivo".

O processo completo de educação deve conduzir, paralelamente, ao desenvolvimento das capacidades física, intelectual e espiritual do ser humano. Cada uma das três espécies de educação é indispensável para a plena realização do homem, bem como para o progresso coletivo e social. Isto é, o ser humano deve passar, desde a tenra idade, por esse processo completo, para obter uma estrutura física perfeita, uma mente iluminada e um espírito purificado. Desse modo, os três juntos, simultaneamente, farão com que a verdadeira realidade do homem se manifeste.

As palavras de Bahá'u'lláh são uma fonte rica de pesquisa nesse campo, pois mostram a essência e a mais íntima realidade do homem.Segundo Ele, a educação não cria as potencialidades no ser humano, mas sim as revela; em outras palavras, elas já se encontram no íntimo de cada criança, de forma oculta. Diz Ele: "Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício." E afirma: "O propósito do Deus Uno e Verdadeiro em revelar-Se aos homens, é pôr à vista aquelas jóias que jazem ocultas dentro da mina de seus próprios, verdadeiros emais íntimos seres." 3(180)

Freqüentemente se observam famílias que planejam, com boa intenção, a educação e instrução para o seu filho e, mais tarde, ficam frustradas pelo pouco resultado obtido. Muitas vezes até, a criança pode ser culpada pelo fracasso porque o plano dera certo para uma outra criança.

Isso, na verdade, mostra um processo inverso que ocorre na maioria dos sistemas educacionais em vigor: Estamos tentando colocar jóias dentro da criança, enquanto as jóias já existem dentro dela, muitas vezes diferentes das que possamos imaginar, necessitando apenas serem lapidadas.

Desta forma, o campo de atuação da educação se torna infinito, uma vez que as potencialidades inatas do homem, a serem reveladas são inúmeras, tantas que, talvez, o homem de hoje, com suas limitações, nem possa imaginá-las.

E na verdade o espírito é que contém a maior riqueza do ser humano. A inteligência deve servir como instrumento para encontrar as jóias que jazem ocultas no seu interior. A confirmação deste fato está explícita na seguinte afirmação de Bahá'u'lláh: "Ó vós, filhos do espírito! Sois Meu tesouro, pois em vós entesourei as pérolas de Meus mistérios e as jóias de Meu conhecimento."

Portanto, o espírito é a sede das qualidades, a fonte das virtudes, o receptáculo das inspirações, o tesouro cujos mistérios tão somente a educação pode revelar. Segundo, a educadora Zlmarian Walker: "Cabe aos educadores serem mineiros, trazendo à superfície as belezas ocultas do ser humano. A própria natureza humana é curiosa, investigadora, racional, responde naturalmente ao estímulo para o cumprimento deste princípio."

Fica bem claro que apenas através de uma educação adequada podemos descobrir a chave desses tesouros ocultos e que as falhas nesse conceito fundamental afastam a possibilidade de desenvolver aquilo que a criança inerentemente possui.

Aeducação do caráter do homem é mais um processo de retificação do que de construção. Desta forma, a criança tem quesercriadanumlugardedisciplinaeordem,as instruções devem curar suas imperfeições, e medidas devem ser tomadas para correção e refinamento do seu caráter.

O educador tem que ensinar à criança como conhecer seu íntimo e descobrir suas potencialidades. Para isso, a primeira coisa a ensinar é a existência de Deus, o seu Criador. Assim, mais facilmente se pode sentir seu espírito e atender às suas necessidades. O educador deve transmitir paralelamente:

•A educação física, que trata dos cuidados da saúde do corpo, dos hábitos de higiene e prevenção das doenças, alimentação correta, etc.

•A educação intelectual, com objetivo de desenvolvimento dos poderes mentais, aquisição de artes, ofícios e ciências que, por sua vez, garantem os meios de sustento.

•A educação espiritual, com intuito de transmitir conhecimentos sobre a existência de Deus, o auto- conhecimento, as leis espirituais e o objetivo da criação.

No contexto desta educação integral é preciso enfatizar que "o aprendizado da moral e da boa conduta é muito mais importante do que o conhecimento dos livros." Isto é, "se uma pessoa for versada nas artes e em todos os ramos do conhecimento, mas não viver uma vida religiosa e não incorporar as características de Deus, e não for dirigida por um propósito puro, então ela é a personificação do mal e nada brotará de todo o seu conhecimento e conquistas intelectuais senão escândalo e tormento." 2(62)

Há exemplos de pessoas em nosso redor que refletem um perfil compatível com estas últimas características: o caso de certos médicos que atendem aos pacientes meramente por motivação financeira; alguns políticos que mesmo formados e instruídos, com seus atos desonestos prejudicam a população; e aqueles que incitam violências ou promovem guerras e causam destruição de países inteiros. Estes exemplos, todos de pessoas versadas, confirmam que no processo educacional realmente, antes de tudo, é crucial a formação do bom caráter e o refinamento das atitudes.

Em suma, a educação deve ampliar as fronteiras da inteligência, do pensamento e da compreensão, de modo a abranger a inteira realidade do homem, que penetre no mundo metafísico e receba os benefícios ocultos de Deus,e assim o homem atinja um completo desenvolvimento para que possa descobrir a sua essência e tantos outros mistérios da existência. O educador, constantemente, deve lembrar que o corpo e a mente são instrumentos para atrair e aperfeiçoar o espírito.

É importante lembrar que o ambiente necessário para o desenvolvimento espiritual é a atmosfera criada na família por amor, respeito e confiança. Estes são os ingredientes indispensáveis para o crescimento do espírito humano, tanto quanto o ar, a água e a terra para a planta. Além destes, o comportamento dos pais deve ser exemplar; a firmeza de ação e a conduta reta geram condições favoráveis para a superação das imperfeições dos filhos.

Outro aspecto muito importante no processo da educação bahá'í é a inexistência do mal. Este conceito vê o mal como a conseqüência do uso indevido da capacidade e do desvio da natureza inata do homem, devido a uma educação deficiente e inadequada, e não como fruto da criação divina.

Numa visão parcial, é muito mais fácil justificar um comportamento inadequado como próprio da natureza humana do que se esforçarparadescobrire assumir a falha que houve no processo da educação e que causou tal comportamento. Não é inteligente aceitar um Criador que domina a sua criação, deposite nela qualidades condenáveis. O homem é a maior criação de Deus:

"Nele estão encerrados todos os mistérios dos seres...se ele se abriga à sombra do Verdadeiro Educador e é devidamente treinado, torna-se então o centro dos sinais divinos, a fonte das virtudes espirituais e o receptáculo das inspirações divinas. Se for privado desta educação, torna-se a soma dos vícios animalescos." 5(27)

'Abdu'l-Bahá afirma que: "Realmente, mal algum existe na natureza, na criação. Só quando o homem usa suas qualidades naturais de um modo ilegítimo é que estas se tornam censuráveis."

Uma compreensão da verdadeira natureza do homem e da inexistência do mal ajuda consideravelmente na formulação daquela educação espiritual toda abrangente, que permite ao indivíduo conscientizar-se e salvaguardar a sua nobreza essencial.

Artigo retirado do livro "Sabedoria é a Luz que Guia",  de autoria de Felora Daliri Sherafat, Editora Núr. Rio do Janeiro.2002.

1.A Revelação Bahá'í, Compilação, Editora Bahá'í, Rio de Janeiro, 1964

2.Educação Bahá'í, uma Compilação, Editora Bahá'í, Rio de Janeiro, 1981

3.Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, Editora Bahá'í,Rio de Janeiro, 1977

4.O Esplendor da Verdade, 'Abdu'l-Bahá, Editora Bahá'í,Rio de Janeiro, 1975

5.Você ainda Vai Nascer, Felora Daliri Sherafat, Aracaju, 1995

6.Sabedoria é a Luz que Guia, Felora Daliri Sherafat, Rio de Janeiro, 2002


Autor: Felora Daliri Sherafat


Artigos Relacionados


Educação Física Escolar

Educação Física E Qualidade De Vida

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Ação Planejar Na Educação

Psicologia E Educação

EducaÇÃo E SaÚde Se Faz Com Amor, Um Amor Todo Poderoso.

A Viagem