A educação afro-brasileira nas escolas - o ensino de história



A EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS - O ENSINO DE HITÓRIA: A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO COTIDIANO ESCOLAR

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade abordar aspectos relevantes da lei 10.639/2003, a qual confere a lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira no que desrespeito ao ensino de história e cultura da África e dos Afros descendentes. Por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados em campo por mim enquanto professora de história em escolas da rede pública estadual. Tendo por objetivo principal a investigação da resistência em busca de sua emancipação, bem como suas lutas em favor de uma educação de qualidade voltada para a população plural de nosso país. E objetivos específicos: Identificar a origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil; Reconhecer que o Brasil foi o país que mais importou escravos negros; Perceber as diferentes línguas, religião e costumes culturais artísticas e políticas; Constatar as diferenças e as semelhanças entre o modo de vida dos Afro-brasileiros e Africanos; Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.  Também se propõe a dinâmica em sala de aula de atividades didáticas  e dinâmicas focando a valorização da diversidade.  

 Palavras- Chave: Negro- Relações raciais- Educação formal- Afro descendente- Diversidade.

 

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Autor: Valneide Braga De Matos


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