Inovar para melhorar



INOVAR PARA MELHORAR.

As empresas hoje em dia, acham que inovar é a criação de um produto ou serviço novo, e não é bem assim.

A inovação é a junção de algo já existente, pode nascer de um método novo de um atendimento, de uma maneira nova de prestação de serviço ou algo que facilite para o seu cliente final.

 Algumas empresas inovam em pequeno processo de triagem, temos exemplos de algumas empresas de telefonia, assim facilitando o atendimento e a resolução do problema em questão.

Existem algumas empresas que exatamente para uma inovação ou criação de um produto, exigem grandes recursos financeiros, uma delas é a área de farmácia, os laboratórios já têm um custo alto, a compra da matéria prima, e até mesmo o desperdício de todo o material por não dar certo a respeito de sua finalidade, ou controle de qualidade. Em compensação existem outros ramos de atividades que é necessário apenas um pouco da inteligência de seus gestores, como na criação do martelo, a escada etc., esses produtos foram criados para a solução de problemas, sem necessitar de fontes financeiras.

Quando se fala de criatividade, percebe-se uma barreira com os gestores, que temem de sair do controle empresarial e de seus produtos e serviços, a disposição de assumir riscos e a autoconfiança faltam para os mesmos, em alguns casos é necessário um pouco mais de coragem, eles esqueceram que para serem empreendedores precisam de criatividade, inovação, ter mais atitudes, serem corajosos, práticos, visionários, estratégicos, inteligentes, proativos, ousados e terem a sua liderança.

No mercado de trabalho, há empresas comandadas por lideres com necessidade de realização, só para dizerem, foi eu quem fiz, e acabam desperdiçando alguns talentos existentes nas empresas, e não é assim que deve funcionar, existem empresas que já criaram um produto ou serviço bem inovador, mas acabam sendo copiado e com um toque de criatividade, esse produto pode estourar no mercado, inovar é apenas resolver problemas.

As pequenas empresas possuem mais flexibilidade e agilidade, grandes empresas acabam investindo em algo obvio tanto segredo, tanto mistério e tanto gasto, e na finalização do projeto, uma surpresa, todas as empresas ao redor estão com os mesmos sistemas.

As empresas precisam ter foco no que querem melhorar, nas oportunidades, nas tendências e nas ameaças especificas.

Nessa economia em que vivemos, ficar parado com certeza não é a melhor solução, algumas empresas pensam que, se inovarem naquele produto que esta em alta na sua empresa e vendendo bastante, estariam prejudicando e perdendo aquele publico alvo, o pensamento é “não se meche em time que esta ganhando”, no caso do nosso mercado se meche sim, e meche sempre a inovação daquele produto tanto pode ser recusado quanto, quanto pode ser ovacionado, é a disponibilidade de assumir riscos.

Algumas empresas têm a ilusão de que tudo esta bem, e não existe a necessidade de mudança, mas por trás de tudo isso, possui algumas tentativas de inovações e de melhorias sem sucesso, fazendo com que a mesma pare com suas tentativas, mas acabam trazendo para empresa uma vida útil muito pequena em um mercado tão competitivo.

A melhor solução para todos esses problemas é fazer um plano de negocio e um planejamento de todo funcionamento com analises de mercado, se planejar a curto e longo prazo, para ai sim terem uma vida útil maior, como as daquelas empresas que existem no mercado á anos e anos.

 

Bianca Cândida da Silveira Costa, 02 de Setembro de 2012.

 

 

 

Download do artigo
Autor: Bianca Candida Da Silveira Costa


Artigos Relacionados


Inovação Em Serviços Hospitalares: Estudo De Caso Aplicado Ao Hospital Mãe De Deus

Dificuldades De Inovar

Projeto De ImplantaÇÃo De Empresas Enquadradas Na Lei N. 6.404/76, Com AlteraÇÕes Da Lei N. 11.638/07, Com ObservÂncia Das Normas Fiscais E ContÁbeis

Politicas Públicas Para Pequenas E Médias Empresas.

Benefícios Do Uso Da Tecnologia Da Informação No Desempenho Empresarial

A Importância Do Seguro Para O Imobilizado Das Empresas

Estratégia De Marketing No Desenvolvimento De Um Cosmético