Os Fãs Do Super Jesus



Os “fãs” do superstar jesus

 

     Alguns indivíduos se reúnem ocasionalmente para falar sobre as aventuras de Jesus. São fãs de carteirinha daquilo que pregam aos quatro cantos de seu templo como sendo a verdade que salva e liberta. No clube de Jesus existem hierarquias, existem aqueles que têm mais pôsteres, outros mais figurinhas e ainda aqueles que tiraram uma foto com o próprio mestre, e detalhe, a foto está autografada. Estes se sentem no dever de organizar a casa, haja vista que todos não podem falar, muito menos se intrometer nas atividades dos empresários de Cristo, sem falar que não têm a autorização da parte do PAI(Que escolhe somente os capacitados) para isso. Meus irmãos venho como um pecador conversar com vocês sobre o que nossas Igrejas andam se tornando, ou seja, uma verdadeira casa de show, com espetáculos e apresentações que nada tem a ver com Cristo, mas sim com o desejo humano de confete, de autopromoção, de se sentir endeusado, impressionando assim a platéia e massageando cada vez mais os próprios egos, convincentes de que agradam a DEUS com suas acrobacias desconcertantes.

    Essa é a diferença entre a casa de “DEUS” e o clube de Jesus, ou seja, na primeira temos irmãos, na segunda temos rivais, concorrentes. Nesta temos adoração, naquela um teatro de bonecos vazios e cientes da sua ignorância frente ao propósito daquilo que realizam. E o que falo não é novo, posto que se mostra cada vez mais presente nestes dias maus. Na casa de DEUS se prega o amor, a liberdade proporcionada por Cristo, a graça, a paz.  Já no clube se prega o medo através da figura do diabo que parece estar mais louco do que o coringa do Batman, nos caçando, sedento por uma ovelha a mais, como se pudesse mostrar para DEUS : “ Ai cara, to com um dos teus”.

     É engraçado como os fãs de Jesus vivem perturbados ante a possibilidade de pecar e perder sua proteção divina, que mais parece uma barganha de: Eu creio em ti, contanto que você me proteja e me dê aquilo que te peço em meus gritos de adoração e minhas orações. Onde está o amor entre os irmãos? Onde está o amor ao próximo? Onde está  a esmola que ajuda ao invés da que ignora? No clubinho de Jesus, tudo é pecado, do diabo ou que faz alusão ao proibido, pois pode contaminar o espírito e a alma, então é melhor evitar. Na casa de DEUS não se julga ou condena alguma coisa, por sua diferença, antes procura entende-la, respeita-la e viver da melhor forma possível sem exterminá-la, afinal, ela é também parte da criação e tem seu direito de existência.

    Não há lugar para isso no clubinho de Jesus, pois estão preocupados com status, no dia em que fulano vai subir ao púlpito, poder dirigir o culto, ou entrar para equipe de louvor, ou ser isso, ser aquilo, representar isso ou aquilo, para homens, não para DEUS, pois buscam as atenções e privilégios da fama que um microfone e um amontoado de seres pode trazer. Querem status, encher a casa de ovelhas e utilizar de tudo aquilo que possa engrandecer a irmandade afim de domesticar novas almas, que passam a ganhar uma cartilha de comportamento que deve ser seguido ao máximo, senão se está “desviado”, o que deve significar perder a salvação enquanto não voltar para dentro dos currais evangélicos. Tais ovelhas terão que ter disciplina e agir dentro dos padrões ou então serão expulsas sob acusação de negligência, de não servir para o clube, nem para o DEUS deles, afinal, não se tem “capacidade” pra isso. A salvação é programada, as ovelhas são vigiadas pelos espiões que se espalham pela cidade, os sócios do clube. Até mesmo a ceia se torna algo sem significado, posto que se troca o vinho com um “irmão” que você desejaria mais que morresse afogado no suco, contudo, você olha pra ele e diz com a maior cara de pau: Eu te amo, e tamanha é a convicção que seria a mesma coisa de dizer que isso para uma batata. A igreja de Jesus não tem endereço, nem propaganda, nem slogan, ela é formada pelos seus que por puro e simples amor querem adorar e ajudar com aquilo que lhes foi ensinado por aquele Jesus que compartilhou os pães e peixes com várias pessoas, independente de quem sejam. No clube se tem acepção de pessoas, cargos, importâncias, diferenças. Já na casa de DEUS todos somos iguais e somos chamados para comer do pão da vida, mesmo sendo diferentes, tendo nossos problemas, enfim, sendo humanos como DEUS sabe que somos. No clube de Jesus só entra quem tem carteirinha e faz um teste de admissão que demora determinado tempo, verificando a pureza e se está disposto a estudar, decorar e praticar o sagrado: Manual do crente fiel. Na casa de DEUS os bandidos tem guarita, os drogados tem ajuda, as prostituas tem um apoio e todos são tratados com amor, graça, sem nojo ou consultas ao SERASA e SPC.

    No clube de Jesus se tem os escolhidos. Na casa de DEUS todos se dão as mãos e escolhem  o que fazer, como podem e aquilo que podem doar. Num só existe a figura da santificação a qualquer custo, no outro somos humanos livres para escolher e mesmo assim continuar sendo amados por aquele que nos gerou em amor que ultrapassa qualquer compreensão ou conhecimento ético-moral de qualquer ser humano.

 

    No clube os novatos sofrem com as algemas invisíveis e são tratados como cobaia de teorias e ideologias que nada tem a ver com o que Jesus e seu amor pregaram, fizeram.E assim suas almas vão sendo fragmentadas e necessidades, juntamente com problemas são criados. Na casa de DEUS temos a liberdade de mudar até onde podemos e ser aceito como somos. No clubinho tudo é imagem, é se aparecer, é ganhar uma medalha, subir no podium por ter arrastado uma ovelha para dentro do cercado e ter mantido o prêmio: fiel até a morte à Jesus. No reino de DEUS não existe cercado para que ninguém se sinta pressionado, preso, posto que a existência em si já é dura, imagine então com paranóias religiosas. Não há glória de homens, pois não são os homens que se salvam por obras negociando com DEUS, mas lhes é favor imerecido, graças ao amor de DEUS que se mostra nos lugares mais remotos e estranhos da terra e não se limita à palavras, à teorias, sendo assim algo que se possa viver, carnal, que se renova de fato e traz um novo nascimento, enfim, a verdadeira realidade.

 

    Agora observe Jesus, o super astro, o DEUS que eles dizem cultuar todas as vezes que se reúnem, que saem dos seus afazeres rotineiros e se dedicam à uma tarefa que de acordo com sua crença é motivada pela fé, apaixonada pela fama de Cristo, mas que torna a igreja um centro de conhecimento da biografia do mesmo ao invés de suas obras.

    Alguns se acomodam, outros se acostumaram a ir e alguns saem à procura de novidades, haja vista que todo domingo é a mesma coisa e o mesmo blá blá blá decorado de sempre. Fico imaginando, o que Jesus, o verdadeiro, diria de tudo isso? Onde ele estaria? Ele existe? Sim, poderia estar tirando fotos com seus fãs paranóicos ou se divertindo com seus amigos? Quem lê de fato o texto bíblico e usa Jesus como a chave de interpretação, bem como a bondade e o amor de DEUS, vai perceber que Jesus está longe dessa pirotecnia toda que se tornou o meio evangélico. Vai observar que o preço já foi pago e estamos livres para nos amar, para amarmos a DEUS e viver nossas vidas fazendo o que podemos para aguardar enquanto o reino não vem até nós, sem neurose, sem ansiedades ou medos, mas na paz que excede à todo entendimento, afinal, quem pode nos separar do amor de DEUS?

 

 

“Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. E chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca isso que é o que contamina o homem. Então acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus ouvindo essas palavras se escandalizaram? Deixai-os: São condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mateus 13 : 8, 9, 10, 11, 12, 14

 

 

 

Aleksander Costa Pinto 24/10/08


Autor: Aleksander Costa Pinto


Artigos Relacionados


Avis Rara

A Sina De Ser Mulher

O Xiita E Sua Prece

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Gata Mineira

NÓs, As Luzes

A Velha Casa De Flores