O jovem moderno e sua conduta



É inconfundível a maneira como os jovens estão se relacionando numa época tão “assustadora”, porém um pouco tanto cotidiana. Estamos sendo atropelados por novidades incessantes a toda hora em todos os campos. Contudo, em pleno século XXI, o mundo das comunicações vem acarretando uma série de fatores no que diz respeito ao convívio social entre os jovens de toda a classe.

O jovem moderno, ou seja, o jovem de hoje, precisa se relacionar mais. Como?

Alguns especialistas defendem que, graças à tecnologia, os adolescentes estão cada vez mais inteligentes e bem informados. Outros garantem que esses garotos estão se isolando, voltando-se cada vez mais para si mesmos.

Diante desse panorama, podemos concluir que há uma falta de diálogos mais freqüentes entre os membros desta geração juvenil: seja com os amigos ou familiares. Pois a tecnologia existe (e junto com ela as redes de comunicação, seus benefícios e malefícios). Mas, se “substituíssemos” nossos computadores por conversas mais “abertas”, com certeza, teríamos uma sociedade mais sadia e equilibrada.

É importante ressaltar que os interessados a essa mudança estejam atentos às consequências positivas que uma convivência sadia e equilibrada pode favorecer para uma sociedade mais rica em valores, sejam eles étnicos ou morais.

A conduta do jovem como membro da sociedade deve refletir os aspectos sociais que o impulsionará a realizar mudanças 

satisfatórias, para assim atingir o ápice da sua existência. Ou seja, quando o ser humano (o jovem) toma a iniciativa de mudar o seu comportamento diante dos aspectos sociais, cabe a ele agora estar disposto a encarar os fortes desafios da vida. Um desses desafios é se aceitar. Não adianta realizar uma mudança -tendo resultados positivos ou negativos- e esquecer que a vida não passa duma experiência capaz de conduzí-lo ao "pódio".

Precisamos despertar do longo pesadelo da "crença superficial". Precisamos formar jovens, crianças, adolescentes em futuros modeladores da sua conduta nesta sociedade pacificadora.

SILVEIRA, Marcos de Jesus. Bases para sua conduta: O jovem moderno e a sua conduta.


Autor: Silveira Zuckerberg


Artigos Relacionados


Universo Juvenil: Jovens De Hoje

Resgatando Valores, Formando Líderes

Jovem, Jovem E O Jovem

A Efetividade Da Medida Sócio Educativa De Internação Na Cidade De Franca

A Fé!

Sociedade Do Risco: Ressocialização Do Menor Infrator

Docência De Informática Para Adultos - Desafios Da Maturidade