Batalha dos aflitos: um jogo que marcou a história do futebol mundial



Um dos jogos mais inesquecíveis da última década, não só para os torcedores do Grêmio e do Náutico, mas para todos os apreciadores do bom futebol. Há quase sete anos atrás a “Batalha dos Aflitos” como ficou conhecida a dramática vitória sobre o Náutico, em 2005, trouxe o Grêmio de volta à elite do futebol brasileiro no ano seguinte e virou até filme.

26 de novembro de 2005. Estádio dos Aflitos, em Recife. Última rodada do quadrangular final da Série B. Náutico e Grêmio se enfrentavam por uma vaga na Série A do Brasileirão do ano seguinte. Os gaúchos precisavam de apenas um empate para ter a vaga garantida. Os pernambucanos precisavam vencer.

Primeiro tempo de jogo, o Náutico tem um pênalti a seu favor. Bruno Carvalho vai para a cobrança e para na trave direita do goleiro Galatto. O desespero toma conta dos torcedores pernambucanos.

O segundo tempo veio mais emocionante. Muito mais. Final de jogo, os gaúchos tinham a classificação, até que o árbitro Djalma Beltram marca outro pênalti a favor do Náutico. Inconformados com a marcação e com a arbitragem como um todo, os jogadores gremistas se envolvem em uma confusão com o juiz e com a polícia. Resultado: quatro jogadores expulsos, 25 minutos de tumulto e um pênalti a ser cobrado, não podendo perder. A situação era quase irreversível. Mano Menezes, na época no comando do Grêmio, já pensava em sua demissão.

Fim de confusão, o juiz dá menos de 10 minutos de acréscimo, o pênalti é cobrado e espetacularmente o goleiro Gallato defende a cobrança de Ademar. O mais improvável vinha a acontecer: com somente sete jogadores em campo, Anderson marca o gol do título e da volta do Grêmio à primeira divisão. Uma verdadeira batalha.

Quem acompanhou o jogo pode afirmar a importância da façanha, sinônimo de superação, entrega, garra e esperança. Não há na história do futebol mundial registro de uma reviravolta tão improvável e dramática. O dia 26 de novembro ficou conhecido como o dia da garra gremista.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Brasileirão 2012 - Os Confrontos Finais

Times Com Maiores Médias De Público Em 2012

Fluminense Campeão Do Brasileirão 2012 - Acabou O Campeonato?

As Polêmicas Na Reta Final Do Brasileirão 2012

Relembre O Campeonato Brasileiro De 1979

Grenal: A Rivalidade Gaúcha Em Campo.

O Campeonato Brasileiro De 1972