Você sabe o que é Pantone?



Ao contrário do que muitos pensam, a Pantone é uma empresa e não uma marca de tinta. Foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert, em New Jersey, EUA. A empresa é famosa pela Tabela de Cores Pantone Inc., uma tabela usada em diversas indústrias, principalmente a gráfica, além da indústria têxtil, de tintas e plástico.

Em 1963, a empresa que começou fabricando cartões de cores para empresas do ramo de cosméticos logo se expandiu. Entre os primeiros produtos, o guia Pantone permanece até hoje, com as devidas atualizações. Na teoria, a ideia da tabela é escolher as cores desejadas dos guias utilizando números para especificar de que forma deve-se imprimir a peça gráfica.

Apesar da Pantone ser referência em sistemas de cores, o método padrão para impressão é o processo CMYK. O sistema da Pantone é baseado em misturas específicas de pigmentos, além de permitir que cores especiais sejam impressas. O sistema é uma ferramenta a mais, um complemento ao método padrão.

A justificativa para a Pantone se tornar sinônimo de cor é simples: há mais de quarenta anos a empresa americana desenvolveu e universalizou o sitema numérico de cores de tintas. É muito mais fácil falar em números, pois a subjetividade que varia de região para região não mais atrapalha na identificação das cores.

Hoje a empresa desenvolve dois tipos de produtos, sem contar os softwares e equipamentos: os leques ou escalas e as amostras destacáveis. O sistema da Pantone funciona muito bem entre equipamentos de diferentes tipos, a transição de tela para impressão ainda é vista por muitos como um processo de tentativa e erro. Quando se utiliza o sistema CMYK em telas de computador que usam sistema RGB, falhas e erros acontecem com frequência.

As cores da Pantone chegaram aos símbolos nacionais, particularmente na descrição das cores de bandeiras. Na tentativa de padronizar de vez seu símbolo, a Escócia, por exemplo, definiu que toda bandeira seria com Pantone 300. Outros países como Canadá e Coreia do Sul também indicaram escalas com a finalidade de padronizar seus símbolos.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Ânimo Humano

Tendência Brasileira Nas Unhas: As Cores Para A Primavera/verão 2013

Vento

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Mulher Ii