Mudanças E A Influência Da Área De Recursos Humanos



Olá, vou fazer alguns comentários e observações sobre a área de recursos humanos que, muitos podem concordar ou discordar mas o importante é debater e provocar avaliações sobre esta área.

Nos últimos 50 anos houveram varias mudanças nessa área, algumas significativas onde cada vez mais houve necessidade de treinamentos específicos.

Em 1950, as necessidades empresariais exigiam de seus funcionários habilidades e treinamentos específicos, algumas dessas habilidades eram: taquigrafia, datilografia, treinamentos em vendas e especializações técnicas profissionais. Os programas de treinamento eram, jogos empresariais, exercícios práticos, simulação de tomadas de decisões e psicodrama (uma técnica de terapia onde indivíduos dramatizavam fatos relevantes de sua vida individual ao invés de falar sobre eles). Era utilizado nas organizações, como forma de melhorar a atuação dos profissionais. A avaliação era irrelevante.

Em 1960, eram adotados laboratórios de treinamento para mudança comportamental e treinamento da sensibilidade, esses centros de avaliação eram muito populares e a instrução programada muito usada como técnica de treinamento gerencial, trabalho com a motivação, o desenvolvimento organizacional e o enfoque em sistemas. Programas de treinamento corporativo com destaque para o papel do diretor de treinamento. Foco na avaliação de necessidades e avaliação de desempenho.

Em 1970, o público alvo era a mulher e nos representantes das minorias, levados a cargos de supervisão em resposta a normas e quotas legais de contratação. Treinamento gerencial, qualificação de instrutores demandada pelas necessidades de treinamentos para diferentes funções e para a direção pelo aperfeiçoamento de treinamento e dos métodos de avaliação. Os programas de treinamento tinham foco nos métodos de gerenciamento, e nas relações interpessoais, dinâmica de grupo para desenvolvimento de recursos humanos e organizacional. Aprendizagem de competências existentes e desenvolvimento das necessárias às funções. Foco voltado na avaliação de necessidades e na analise de tarefas.

Em 1980, curso básico em processamento de textos no computador, treinamento gerencial com ênfase na modelagem do comportamento, técnicas de gerenciamento e desenvolvimento da carreira. Programa de treinamento corporativo com foco no custo-benefício com documentação do retorno do investimento. Mercado global com adaptação das necessidades empresariais nas operações globais.

Em 1990, interferência das novas tecnologias no modo de criação, no uso de intercambio de informações. Implementação e administração de treinamentos via computador, para complementar e, em alguns casos substituir cursos presenciais. Necessidade de treinamento e aprendizagem contínuo especialmente no contexto trabalho, para reorganizar o trabalho face a reengenharia de processos e a gestão da qualidade total. Adaptação as demandas da economia global e a um ambiente em constante mudança, com normas ditadas por um mercado mais diversificado, mercado global.

Portanto podemos dizer que os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas podem ser resumidos a uma única palavra, APRENDIZAGEM.

Programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas tem como objetivo: apoiar as pessoas na aquisição de novas competências atitudes e práticas, possibilitar que as pessoas tenham um desempenho mais dinâmico, mais rápido , de melhor qualidade e de menor custo.

Embora o alvo seja as pessoas, os treinamentos visam à melhora do resultado final da organização e á promoção de relações de trabalho harmoniosas e produtivas.

Qualquer organização esta sujeita a desafios internos e externos. Os externos são: tipo de ambiente externo, tipo de mercado em que a empresa vai atuar, tipo de parâmetros. O ambiente externo define os principais desafios internos de uma organização: Tipos de estratégias, tipos de competências, tipos de trabalho, tipo de empregado.

Então podemos depois de tudo isso explicado, chegamos a uma analise que; o departamento de recursos humanos de uma empresa não serve única e exclusivamente para recrutar, selecionar e contratar pessoas. Tem uma função muito importante dentro de uma organização, ajuda a determinar também junto com outros setores quais atitudes devem ser tomadas para melhorar não só o desempenho de seus funcionários mas também o desempenho empresarial. Ou estou enganado? Qual a função deste depto hoje? Como ele vem atuando? Qual o foco do RH na virada do século? Se alguém souber qual a função deste depto exercida hoje dentro da organização empresarial, gostaria de obter essas informações. Qual a diferença existente hoje entre Departamento de RH e agência de empregos? Se observarmos a nomenclatura usada e as ações que exercem hoje, não estariam muito parecidos?

OBS: artigo baseado no curso de atualização da FGV em conjunto com a UNIV. da CALIFÓRNIA.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


Meu Fiél Amigo

Carreiras Na Indústria Do Petróleo

A Vida Pra Valer A Pena...

Não-contratação Após Aprovação Em Processo Seletivo Motiva Indenização

Insuficiência Arterial Crônica Em Mpe

Gerência De Mudanças (gmud) – Fazendo A Análise Do Impacto Das Manutenções No Ambiente Operacional

Em Poços De Caldas, Lbv Realiza Entrega Das Cestas De Alimentos Da Campanha Natal Permanente Da Lbv