Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade: reflexos na alfabetização



UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:

DIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

ADRIANA SOARES RODRIGUES

SÃO PAULO

2011

ADRIANA SOARES RODRIGUES

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:

DIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

Artigo científico apresentado à Universidade cidade de São Paulo como trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em alfabetização.

Orientadora: Prof. Leociléia Aparecida Vieira

SÃO PAULO

2011

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:

DIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

ADRIANA SOARES RODRIGUES 

RESUMO 

O presente trabalho pretende fazer uma abordagem no que se denominou: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, ou TDAH, focando a diversidade e seus reflexos na alfabetização e por meio de uma pesquisa bibliográfica propor sugestões e encaminhamentos para nortear o trabalho dos professores alfabetizadores que encontram muitos obstáculos e dificuldades para identificar o problema e conscientizar as famílias da necessidade de um acompanhamento profissional especializado. Como hoje o ensino de nove anos exige o ingresso da criança no ensino fundamental com seis anos, a hiperatividade que quase não a prejudicava na educação infantil, passa a ser a vilã para o formato sistematizado e convencional das séries iniciais do ciclo I. Essa pesquisa não tem por objetivo apontar uma receita de como proceder nos casos de TDAH, e sim abrir caminhos para novas pesquisas e modificar o olhar que se tem dessas crianças, visto que deixá-las de lado não tem sido a melhor escolha, se faz necessária uma mudança de postura pra incluir essas crianças no universo da leitura e da escrita. 

Palavras-chave: Déficit de Atenção, hiperatividade, diversidade, inclusão.

Download do artigo
Autor: Adriana Soares Rodrigues


Artigos Relacionados


Encantadora

Vento

Ja Ta Na Hora

Disfarce

15 De Outubro

Abandono

Crime De Amor...