Interações em grupo na adolescência: observação realizada na instituição EMEB Amélio de Paula Coelho



INTERAÇÕES EM GRUPO NA ADOLESCÊNCIA: OBSERVAÇÃO REALIZADA NA INSTITUIÇÃO EMEB AMÉLIO DE PAULA COELHO

GROUP INTERACTIONS ON ADOLESCENCE: OBSERVATION PERFORMED ON THE INSTITUTION EMEB AMÉLIO DE PAULA COELHO

 

 

       Bianca Ferreira Santos¹

      Flávia Maria Chiarelo¹

       Flaviana Bonamim de Castro¹

     Josilaine Polo¹

      Kaísa Barbim Meloni¹

  Mariana Ferreira Menezes¹

  Ana Paula Barbosa²

 

RESUMO

As interações em grupo são de grande importância em todas as fases da vida, mas na adolescência, elas se tornam mais visíveis e imprescindíveis já que o adolescente está formando grande parte de sua personalidade, sua maneira de ser e lidar com as outras pessoas e o mundo em seu redor. Elas são formadoras de opiniões, conceitos e ideologias. O projeto foi realizado visando à observação dessas interações em ambiente escolar, com o mínimo de interferências possíveis. No projeto foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e na coleta de dados foi utilizado o questionário e a observação direta. Após a coleta, analisamos os dados, e a partir deles, comprovamos que realmente as interações em grupo na adolescência são de extrema importância.

Palavras-chave: Interações, adolescentes, escola.

ABSTRACT

The group interactions have a  great importance in all  life’s period, but on adolescence it become more visible and indispensable because the teenagers are forming a huge part of  their personality, their particular way of dealing with other  people, and the world around them. (They are formers of opinions, concepts and ideologies)It can form opinions, concepts and ideologies. The project was performed aiming the observation of these interactions at school environment, with the minimal interference. At the project was utilized the methods of bibliographic research and field research, and at the data collection, was utilized a questionnaires, and direct observations. After the collection, we did the data analysis, and from that, we proved that the group interactions have extreme importance. 

Key- Words: Interactions, Teenagers, School.

INTRODUÇÃO

          A adolescência consiste em uma fase gerada por dúvidas, incertezas, inseguranças e conflitos, é uma fase também, no qual, ocorrem várias mudanças, sejam elas físicas ou psicológicas.                                                                                                                          O grupo na adolescência exerce um papel muito importante, pois através do grupo o adolescente compartilha seus interesses, seus ideais, fazendo com que ele se desenvolva em um meio no qual vários adolescentes estão passando pelas mesmas coisas, sem falar que é através do grupo que o adolescente busca por sua própria identidade.

 

Durante a procura de sua autonomia interior, independente das circunstancias, é que o adolescente experimenta a necessidade imperiosa de se apegar á um grupo. O grupo em idade escolar é ao mesmo tempo necessário e universal. (FAU 1961)                                                                                                                                               

 

           É necessário que os adolescentes façam parte de grupos, pois eles se sentem seguros e protegidos com suas novas amizades, e isso ajuda com que eles amenizem os problemas decorrentes dessa fase.                                                                                                                                                                        

             A presente pesquisa foi realizada com alunos de duas oitavas séries da escola EMEB Amélio de Paula Coelho, localizada na cidade de Cristais Paulista. A pesquisa teve como objetivo observar as interações em grupo na adolescência, a escolha do tema se deu pelo fato de querermos presenciar uma fase tão complexa e fascinante pelo qual já passamos.                                                                                                                                             A coleta de dados foi feita a partir de um questionário, que foi aplicado aos alunos e professores.                                                                                                                                 De acordo com nossas observações e com os dados coletados foi possível constatar que é de extrema importância o grupo na adolescência.

REFERENCIAL TEÓRICO

           A adolescência é um período de extremas mudanças em diversos ambitos para todas as pessoas. Esta está além da puberdade, e abrange mudanças não só corporais como cognitivas e psicossociais. E é neste cenário que foi realizada nossa pesquisa, que teve como objetivo nos mostrar qual é a importância das interações em grupo e para a pesquisa, o universo utilizado foi de uma escola municipal de ensino fundamental.                                                                                                    

              Segundo Gauderer (1987), o ser humano em sua essência é grupal e na adolescência isso se torna mais evidente, pois para passar por todas as mudanças dessa fase, o adolescente se apega e busca apoio em seus semelhantes àqueles que passam pela mesma situação.

 

A entrada em um grupo é um acontecimento inevitável na passagem da infância para o mundo adulto. Faz parte do processo de elaboração da identidade. Quando chega a puberdade, o adolescente não se contenta mais apenas com a rede protetora da família e busca fora de casa outras referências para se formar como sujeito. É por isso que, nessa hora, os amigos crescem em importância. Por meio deles, o jovem exercita papéis sociais, se identifica com comportamentos e valores e busca segurança para lutar contra a angústia da solidão típica da fase. (MARTINS 2010)                                                                                                                           

 

             Pode se dizer que é quase impossível entrar na adolescência e não se adentrar a um grupo, o adolescente precisa desse contato com o grupo para o processo de construção de sua identidade.    Ao chegar a puberdade ele não acha suficiente apenas o apoio familiar, e é nesse momento que ele sente a necessidade de procurar suporte emocional em seu grupo de amizade,e é por isso que os amigos se tornam elementos primordiais em sua vida. A partir daí eles começam a se relacionar procurando semelhanças e afinidades entre si, sentindo-se acolhidos pelos integrantes do grupo.     No grupo os adolescentes compartilham sonhos, dúvidas, preocupações e informações, essa troca de experiências e informações faz com que os laços entre eles cresçam cada vez mais.                                          

            Martins comenta sobre Freud e seu trabalho Psicologia de Grupo e Análise do Ego em que a psicanálise diz que uma pessoa só entra em um grupo quando ele se identifica com os outros, e a partir dessa identificação os adolescentes criam laços. (2010)               

MATERIAL E MÉTODOS

           Utilizamos o método de pesquisa Dedutivo. O método Dedutivo, parte do geral para o particular. Utilizamos também a pesquisa bibliográfica, ou seja, utilizamos de material já publicado sobre o assunto. Foi feita também a pesquisa de campo, onde a coleta de dados foi feita segundo nossa observação.

                    De acordo com Severino (2007, p.123) “Na pesquisa de campo, o objeto/fonte é abordado em seu meio ambiente próprio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador. Abrange desde os levantamentos (surveys), que são mais descritivos, até estudos mais analíticos”.

RESULTADOS

          Além da observação, utilizamos um questionário em nossa pesquisa. Este questionário era composto por quatro questões e foi aplicado em duas salas de oitava série da instituição de ensino.

         A primeira questão foi a seguinte: “Como você vê sua sala?” Como resposta, tiveram três alternativas: A) Uma sala unida; B) Uma sala na qual há formação de vários grupos; ou C) Uma sala desunida, na qual não há formação de nenhum grupo.

         Cerca de 31,70% dos estudantes (13 alunos) veem sua sala, como uma sala no qual há formação de vários grupos. Este fato se dá pela necessidade da convivência em grupos e pela formação da identidade de cada adolescente. A maioria dos alunos (53,65%, 22 alunos) veem sua sala, como uma sala desunida, não havendo formação de nenhum grupo.

         A segunda questão foi: “Você tem mais amizade com:” Como resposta, haviam três alternativas: A) Seus colegas de sala; B) Colegas de outras séries (que estudam na mesma escola) e C) Seus colegas fora da escola.

        A maioria dos alunos da oitava série (48,93%, 23 alunos) tem mais amizade com seus colegas de sala. Isso pode estar relacionado com o convívio diário com os alunos da mesma classe. Já 34,4% dos alunos (16 alunos) afirmam ter mais amizade com os colegas fora da escola, este resultado pode estar relacionado com o fato de os alunos passarem muito tempo fora do ambiente escolar.

        A terceira questão do questionário destinado aos alunos era a seguinte: “Quando o professor pede para vocês realizarem um trabalho, vocês preferem fazer o trabalho:” Tinham como alternativa de resposta: A) Em duplas; B) Em grupos; C) Individualmente.

       A maioria, cerca de 46, 34% dos estudantes (19 alunos) preferem fazer seus trabalhos escolares em duplas, pelas afinidades, dando assim à preferência do adolescente fazer seus trabalhos em duplas. Já 34,14% dos alunos (14 alunos) dão preferência em realizar seus trabalhos em grupo, isso pode se dar por eles interagirem bem quando estão em grupos.

       A quarta e ultima questão para os alunos foi a seguinte: “Você prefere fazer atividades recreativas com:” A) Seus colegas de sala; B) Seus familiares; C) Sozinho; D) Outros.

       Cerca de 60,46%, 26 alunos, preferem fazer suas atividades recreativas com os colegas de sala. Este resultado indica que a maioria dos alunos no geral tem um grau de amizade bem elevada uns com os outros, este grau de amizade se dá através da identificação nos assuntos, o mesmo gosto pelas coisas, à necessidade de ter amizades e pertencer a um grupo e criar identidades. Já 20,93% dos estudantes (9 alunos), preferem fazer suas atividades recreativas com seus familiares. Isso se dá pela ligação que eles tem com seus familiares do que talvez com seus colegas.

       Foi aplicado também um questionário composto de quatro questões à alguns docentes da instituição EMEB Amélio de Paula Coelho que dão aula às oitavas séries. A primeira pergunta foi a seguinte: “O rendimento das aulas se dá:”. Foram dadas três alternativas de respostas: A) Quando eles trabalham sozinhos; B) Quando eles se juntam em duplas; C) Quando eles se juntam em grupos de 4 a 5 pessoas.

       Todos os professores concordaram que o rendimento das aulas é melhor quando os alunos estão organizados em duplas, porque assim, eles podem se ajudar mutuamente, caso algum deles não entenda o que foi proposto.

        A ultima questão foi: “Qual atividade melhor promove interações entre os alunos?” A) Interclasse; B) Grêmio; C) Gincana entre as oitavas.

       Em um dos questionários, foram marcadas as alternativas A e C. Em outros, os docentes optaram por A ou C, ou seja, o grêmio não foi escolhido nenhuma vez. As suas alternativas marcadas nos mostram que os alunos interagem melhor em grupos.

       Tanto a observação quanto os questionários nos deram informações e conteúdo de grande importância a serem relacionados com a teoria analisada antes do inicio do estágio. O material nos proporcionou maiores e mais claras medidas de análise.

CONCLUSÃO

          Nossa pesquisa nos permitiu observar os quantos às interações humanas são de extrema importância, e se destacam mais ainda em momentos de mudanças, como na puberdade, um momento que além de carregar o peso das mudanças físicas e cognitivas, muda completamente a maneira da pessoa ver o mundo, e se ver inserida em um contexto. Pertencer a algo, a um grupo, faz o adolescente se sentir parte de algo de grande importância, faz o situar em seu meio e suas situações de convivência.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FAU, R. Crianças e adolescentes: grupos de amizades. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961

GAUDERER, E. C. Crianças, Adolescentes e Nós: Questionamentos e emoções. São Paulo: Almed,1987

MARTINS, A.R.. A importância do grupo para os jovens. Nova Escola, abr. 2010. Seção Gestão Escolar. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/qual-papel-importancia-grupo-jovens-adolescencia-jovem-puberdade-identidade-546793.shtml > Acesso em: 15 ago. 2012        

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

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