INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ABORDADO POR CULTURAS INSTITUCIONAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA



RESUMO Inclusão social é um termo abrangente, e por vezes de difícil debate, utilizado em contextos variados pertinentes a questões sociais, econômicas, físicas, e outros. Tanto a inclusão quanto a exclusão pode ser vista em diversos ambientes, culturas, depende do modo que se vê o outro e do conhecimento que temos sobre a diferença do outro. Vivemos, hoje, sob um paradoxo referente ao tema inclusão social, onde a concepção de escola para todos, com o objetivo de democratizar o acesso à educação básica, resgatando o conceito de cidadania como eixo norteador das práticas educativas e sociais, passa à realidade de uma escola para poucos Diante dos aportes aqui apresentados, vimos que a real necessidade existente está no tocante à aceitação e ao despreparo profissional para lidar com essas especialidades de pessoas. Espera-se através desse trabalho que outros possam surgir contribuindo com o engrandecimento da educação. PALAVRAS-CHAVES: inclusão, culturas institucionais, ações pedagógicas.

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Autor: Michelle Gama Santana


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