O ELEITOR DE GURUPI É O MAIS PREPARADO DO TOCANTINS



            O gurupiense tem muito do que se orgulhar. Falo isso não só porque a cidade de Gurupi é a melhor cidade para se viver no Tocantins, mas também pelo rápido nível de crescimento na consciência política de seu eleitorado.

             Um parâmetro que sinaliza essa evolução é sem dúvida alguma o grau de instrução de seus eleitores. O fato de Gurupi adquirir o status de pólo regional em educação de nível superior, advindos da consolidação da UnirG (o maior Centro Universitário do Tocantins), do aumento na opção de cursos pela UFT, da implantação da IFTO e de diversos outros pólos educacionais de Faculdades com atuação nacional (Unip, Unopar, etc) foi a mola propulsora para esse avanço.

             Com uma população de 76.755 habitantes, Gurupi conta atualmente com 47.225 eleitores aptos ao exercício do sufrágio, sendo que desse número, 49,26% são do sexo masculino e 50,73% do sexo feminino.

             Se de um lado o quantitativo da população não vem crescendo em números expressivos (em 2007 o número de habitantes era de 71.413) sabemos que a população flutuante (pessoas que estudam e trabalham em Gurupi e moram em outras cidades) é bastante expressiva, e mesmo não tendo um levantamento desses dados, podemos dar um palpite que certamente passam a casa de 5.000 pessoas.

             O que mais impressiona nos índices de Gurupi, e agora vamos tratar da população apta para o exercício do voto, é quanto a evolução do grau de escolaridade de seu eleitorado.  Em 2010 o número de eleitores com curso superior completo era de 4,357% no censo de 2012 este índice chegou a casa de 13,375%, um aumento de quase 10% em um período de apenas dois anos.

             Para fazer um comparativo rápido, nas outras duas cidades mais populosas do que Gurupi no Estado, Palmas e Araguaína, essa porcentagem é bem inferior, 9,559% para a capital e apenas 3,552% em Araguaína. Gurupi também sai na frente quando o quesito é eleitor com nível superior incompleto, 7,80% contra 6,823% em Palmas e 3,499% em Araguaína.

             Levando em conta de que o grau de instrução conduz o eleitor a um voto mais consciente, mais atento a questões que vão além da simples estrutura física de uma cidade, podemos classificar o eleitor de Gurupi como sendo mais politizado.

             Isso demonstra de forma clara que o eleitorado de Gurupi está menos vulnerável a prática ilícita da compra de votos, propaganda de pesquisas estatísticas mascaradas, manipulação midiática e tantas outras artimanhas utilizadas em um passado não muito distante.

             O candidato a uma cadeira no legislativo municipal e para o executivo como diz um dito popular, ‘vai ter que se virar nos trinta’, pois com esse perfil de eleitorado, o debate de idéias entre os candidatos à prefeito e propostas bem embasadas, com certeza fará do candidato mais preparado o vitorioso no pleito de 2012. 


Autor: Heráclito Ney Suiter


Artigos Relacionados


O Candidato NÃo Pode Ser Responsabilizado Por Crime Eleitoral Praticado Por Eleitor (compra De Votos).

AnÁlise Dos Comportamentos Biopsicossociais Nas CrianÇas De 0 A 9 Anos De Idade Da Creche Ir. Divina.

Adeus Companheiro...

Como Funciona A CabeÇa Do Eleitor

O Descaso Para Com O Plano Diretor De Desenvolvimento SustentÁvel De Gurupi

Investir Na EducaÇÃo É O 1º Passo Para Renovar O Quadro Politico Brasileiro

Os Brasileiros EstÃo Desacreditados Com O Congresso Nacional