Processo de Reciclagem dos Resíduos Sólidos na Escola...



SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS - SESA

FACULDADE AMADEUS - FAMA                 

 NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - NUPPE 

 

 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFASE EM GENTAO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

 

 

JOSÉ AGUINALDO ARAUJO MELO

 

 

Processo de Reciclagem dos Resíduos Sólidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Reunidas do Povoado Crasto no Município de Santa Luzia do Itanhi Sergipe. 

                           

Aracaju – SE

2011

JOSÉ AGUINALDO ARAUJO MELO

 

 

 

 

Processo de Reciclagem dos Resíduos Sólidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Reunidas do Povoado Crasto no Município de Santa Luzia do Itanhi SE. 

 

 

 

 

Artigo científico apresentado à Faculdade Amadeus como trabalho de conclusão de curso e requisito básico para obtenção do título de Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

 

Orientador: Prof. MsC  Sandra Siqueira Santos.

 

 

 

 

 

Aracaju – SE

2011

Processo de Reciclagem dos Resíduos Sólidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Reunidas do Povoado Crasto no Município de Santa Luzia do Itanhi Sergipe. 

José Aguinaldo Araujo Melo

 

Resumo:

 O presente artigo pretende refletir sobre os problemas ambientais em nossa sociedade, em especial no Crasto , sobre o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento; aborda também sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. Temos como principais objetivos, aprender como trabalhar interdisciplinamente com alunos do Ensino Fundamental sobre a Educação Ambiental, em especial utilizando a reciclagem do lixo e realizar estudos sobre os problemas ambientais, conscientizando os alunos e moradores locais sobre os benefícios da reciclagem do lixo e a preservação do meio ambiente. A realização desse trabalho se pauta em estudos qualitativos sobre a educação ambiental e reciclagem do lixo.

Palavras-chave: Reciclagem, meio ambiente, cidadania.

Abstract: 

This paper reflects on the environmental problems in our society, especially on the garbage in Crasto , your destination and possible ways to reuse, also addresses the need of educational practice-oriented understanding of social reality and human rights and responsibilities in relation to personal, collective and environmental society. Our main goals, learn how interdisciplinary work with elementary school students on environmental education, particularly using the waste recycling and studies on environmental issues, sensitizing students and local residents about the benefits of waste recycling and preservation of the environment. The realization of this work is guided in qualitative studies of environmental education and waste recycling. 

 

 Keywords: recycling, environment and citizen

 

1-      Introdução:

 

 O presente artigo tem por finalidade desenvolver dentro da comunidade Crasto, a valorização da cultura ambiental, criando espaços para manifestações que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmações positivas dos valores pertencentes a nossa sociedade em relação ao processo de reciclagem dos resíduos sólidos em questão.

 Nesse contexto a palavra “lixo” deriva de uma palavra em latim lix, que significa “cinza”. Segundo o dicionário Aurélio (1983, p. 742), lixo é: “o que se varre da casa e em geral tudo o que não presta e se deita fora; cisco; imundície”. De acordo com o citado refere-se ao lixo como sujeira, algo que depois de usado é descartado. Desta forma denomina-se lixo, segundo vários autores o conjunto de materiais inservíveis, originados das atividades humanas.

 Mas Calderoni (2003, p. 49) ainda completa que, na linguagem usual, o lixo e o resíduo podem ser considerados sinônimos:

Na linguagem corrente, o termo resíduo é tido praticamente como sinônimo de lixo. Lixo é todo material inútil. Designa todo material descartado porto em lugar público. Lixo é tudo aquilo que se ”joga fora”. É o objeto ou a substância que se considera inútil ou cuja existência em dado meio é tida como nociva.

 

 Desde os primórdios tal produto era constituído de restos de alimentos, papeis metais e outros materiais que a natureza podia receber naturalmente. Com o crescimento populacional urbano e significativo excesso de consumo em todo o planeta, isso ficou insustentável. E no município de santa Luzia do itanhy, localizado na região sul do Estado de Sergipe não e diferente, pois a presença do mesmo encontra-se bastante expressivo.

Em decorrência desta atividade, no povoado Crasto localizado na área em questão  a presença desse material nas ruas e constante devido a falta de informação dos moradores e pela ausência de incentivo das administrações que não demonstra interesse expressivo em reverter o quadro presente. Devido a essa realidade é de fundamental importância buscar meios de transformar a citada realidade, com foco na  conscientização ambiental de todos envolvidos  inclusive com a implantação de projetos direcionados para a melhoria do povoado, pois o lixo sendo um dos, mas graves problemas ecológicos do mundo vem afetando a comunidade local destruindo o meio ambiente. Com isso esse trabalho visa informar o destino correto dos resíduos sólidos produzidos na região.

Umas das metas desse estudo são as mudanças de valores e que contribua para  a diminuição da produção de resíduos principalmente a exposição dos mesmos causando variados constrangimento com atitudes conscientes. Essa diminuição pode ser obtida de duas formas reduzindo a produção e reutilizando o mesmo. Nos últimos anos essa realidade vem se tornando freqüente na localidade apresentando diversas vantagens como: redução de volume, diminuição da matéria prima, economia do consumo de energia e água. Para a matéria orgânica, uma alternativa e a compostagem podendo ser utilizado na adubação das plantas.  

É importante tambem  esclarecer ao aluno sobre os benefícios da reciclagem do lixo e a conscientização da preservação do meio ambiente, podendo ser trabalhado paralelo aos demais conteúdos curriculares. A principal função do trabalho com o tema reciclagem é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.

É necessário também que a escola trabalhe com formações de valores, com atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos. Por isso é importante o professor aprender como trabalhar interdisciplinamente com alunos do ensino fundamental, sobre a educação ambiental, em especial, utilizando a reciclagem do lixo e seu destino.

Dessa forma, a educação ambiental deve ser incorporada desde o Ensino Fundamental, com projetos na sala de aula levando conhecimento sobre o assunto aos alunos. Neste aspecto Britto, (2000) destaca que, a escola é o ambiente mais propício para a abordagem de temas relativos à ecologia, saúde, higiene, preservação do meio ambiente e cidadania. Entretanto, para Rodrigues e Cavinatto, (1997), a maior aliada dos programas de reciclagem é a coleta seletiva. As pessoas devem ser bem orientadas, separando corretamente os materiais usados na reciclagem, como papel, vidros, plásticos e metais.

 

 

 

 

Segundo CONCEIÇÃO, 2005, p.106 Comenta;

[...] o lixo é uma questão a ser abordado de forma complexa, contemplando os aspectos econômico, político, sociológico, psicológico, sanitário, efetivo, mitológico e ambiental... Ainda que na via da inclusão social através do trabalho de catação e comercialização de materiais reaproveitáveis – alguns até se organizam em cooperativas e associações – eles não são contemplados nem valorizados... Afinal, eles compõem, historicamente, uma classe que a sociedade finge que não vê, enquanto eles fingem que não existem. [...] É necessário que seja assegurado legalmente não só o direito de catar, mas também a gestão compartilhada de resíduos, para que o acesso ao lixo reaproveitável não se transforme em direito de empreiteiras terceirizadas pelo município [...] As cooperativas devem ser encaradas no processo como valiosas alternativas para o problema da exclusão social. É  necessário assegurar legalmente o direito de uso de áreas para acúmulo de materiais e diminuir o número de atravessadores e sucateiros .

Portanto, os benefícios obtidos no processo da reciclagem são enormes para a sociedade, para a economia do país e principalmente para a comunidade local e  para a natureza. O planeta não suporta mais o ritmo de exploração que o homem impôs a ele. Por isso, a Educação Ambiental é fundamental na tentativa de conscientizar os alunos da importância da preservação dos recursos naturais e da necessidade de mudança de hábitos visando à conservação do Meio Ambiente.

Com base em pesquisas bibliograficas este estudo aborda conteudos relevantes propondo reverter a problematica gerada e ao mesmo tempo fazer um estudo a respeito dos residuos gerados tanto na escola como na comunidade identificando formas concretas de reduçao e beneficiamento dos mesmos.

A preocupação ambiental e social com os resíduos principalmente sólidos que são enfatizado nesse trabalho assume dimensão importante em razão da necessidade de se definir como diminuir a produção crescente e que destinação final deve ter o lixo para que diminuam os impactos sobre o meio ambiente. A gestão do meio ambiente é um desafio atual muito discutido, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social para as indústrias, empresas, governo e sociedade. Não é mais considerada como custo, mas sim como uma oportunidade de redução do passivo ambiental que compromete a qualidade de vida no planeta

 

É neste intuito que o presente artigo apresenta três pontos importantes, a introdução que engloba os principais problemas as respostas dos mesmos e o método utilizado, em seguida a caracterização do local, a formação cotidiana e a conscientização ambiental dando continuidade para o fechamento com a conclusão abordando os termos que deve ser colocados em pratica.

 

2-       Caracterizaçao do Local:

O Povoado Crasto, está situado a 7,5 km da sede do município de Santa Luzia do Itanhy, litoral sul do Estado de Sergipe, e tem na topologia uma reserva Mata Atlântica (entorno de 700 hectares), margeada pelo Rio Piauí uma das seis bacias hidrográficas e que é zona de preservação ambiental do litoral sul. Esta área de preservação é privada e tornou-se reserva, através do decreto nº 442/89, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), concedendo o título de primeira Reserva Particular da Fauna e da Flora do Estado de Sergipe.

A área é considerada de interesse turístico, agrícola e pesqueiro; é formada predominantemente por casas de alvenaria simples, habitada, sobretudo por pescadores. Com modos simples marcados por relações primárias, a cultura “urbana” do Povoado é  praticamente inexistente, denotando modos de vida tipicamente tradicionais: fortes laços de parentesco, de vizinhança e solidariedades primárias.

O povoado Crasto, cercado por manguezais e Mata Atlântica, hoje sobrevive basicamente da pesca de mariscos e crustáceos. O CV (Centro Vocacional) que será  implantado na região carregará a temática ‘Arte Ciência e Ecologia’ e pretende valorizar a diversidade do ecossistema da região. O apoiará projetos que envolvam ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento social da região, a qual se configura atualmente como uma das de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Situada próxima a pontos turísticos locais e nacionais, tais como, Mangue Seco e a praia do Saco.  A área ainda não possui muita infra-estrutura necessária para visitação como redes de hotéis.   Por se tratar de área de preservação ambiental e privada é  necessário solicitar autorização ao proprietário Jorge do Prado para conhecê-la, mas mesmo com algumas dificuldades existe possibilidade de visitá-la.

 

A grande beleza natural da área atrai os olhares de muitos como pesquisadores, ambientalistas, curiosos e turistas. No entanto, com a expansão turística e as improvisações amadorísticas, sem sustentabilidade,ocorre fatos desastroso e terá muito cedo o efeito reverso ao sustentável. Vale a pena recorrer a estudos técnicos e planejamento sustentável. Para que assim o povoado e a Mata do Crasto tenham condições de continuar sendo patrimônio natural de todo o povo sergipano.

 

2.1 Formação Cotidiana:

Devido a citada realidade existente no povoado, este projeto ver como necessário e  de fundamental importância o desenvolvimento do projeto Reciclagem, sendo o lixo seu excesso e destino um dos mais graves problemas ecológicos do mundo, e o fato não e diferente na comunidade em questão.

E sendo uma das principais causas da destruição do meio ambiente nesse povoado, a deficiência da coleta seletiva e o descaso dos governantes e dos  próprios moradores em jogar lixo em lugares inadequados, sentimo-nos professores, moradores e alunos obrigados em pensar numa maneira de mudar o comportamento da população e criar novas estratégias de conduzir esse resíduo encontrado na comunidade.

Após analisar a deficiência e a falta de interesse da comunidade local  em relação à preservação do espaço natural, é pertinente buscar ferramentas que auxilie no desenvolvimento do projeto sobre a  reciclagem . Com isso os Professores da Escola municipal de Ensino Fundamental Reunidas do povoado Crasto no município de santa Luzia priorizaram desenvolver no alunado um pensamento critico, a respeito dos resíduos sólidos, conscientizando e ensinando a lutar pelo bem estar da família. Nesse contexto deve-se aprofundar e explorar as possibilidades que se terá  quando a comunidade for vista como uma beleza natural.

2.2 Conscientização Ambiental:

A todo instante fala-se de degradação ao meio ambiente, efeito estufa, camada de ozônio, ilhas de calor, poluição de águas e outros acontecimentos de que antes não se ouvia falar e que decorrem da despreocupação, por muito tempo, do homem em relação à poluição e ao lixo gerado. Com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, houve um crescimento econômico e uma melhor qualidade de vida. Mas esse crescimento aconteceu de forma muito rápida, com pouca preocupação com as conseqüências ao ambiente. O desenvolvimento e o crescimento da população geraram a necessidade do aumento da produção de bens de consumo, para o qual é necessária a retirada de matéria-prima da natureza, o que gera, por vezes, um quadro de degradação.

A consciência ambiental surgiu com a Primavera Silenciosa de Rachel Carson. Mas, foi nos anos 70, após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano celebrada em Estocolmo, que ocorreu o desenvolvimento dessa consciência, iniciando o debate teórico e político acerca da internalização das externalidades socioambientais ao sistema produtivo (LEFF, 2001).

Novaes (2003, p. 324), afirma que, na prática, a Agenda 21 realizada na Eco 92,  trata de todos os problemas ambientais onde: 

 [...] dos padrões de produção e consumo à luta para erradicar a pobreza no mundo e às políticas de desenvolvimento sustentável – passando por questões como dinâmica geográfica, proteção à saúde, uso da terra, saneamento básico, energia e transportes sustentáveis, eficiência energética, poluição urbana, proteção a grupos desfavorecidos, transferência de tecnologias dos países ricos para os pobres, habitação, uso da terra, resíduos [...] e muito mais. 

 

Ao perceber a necessidade de uma orientação ecologicamente correta, os educadores da Escola Reunidos implantaram o projeto de reciclagem que busca envolver todos os moradores priorizando os alunos para contribuir na sua formação capacitando-os para  utilizar os conhecimentos com eficácia e organizar um trabalho educativo para que experimentem e aprendam o ecologicamente correto na escola. Ensinar aos alunos e enfrentar com os problemas quanto dar soluções pertinentes ao mesmo. Somente com a criação de novos hábitos será possível contribuir para construção de uma comunidade mais justa, civilizada, atenta, comprometida e mais limpa.

No momento da visita a escola pôde analisar o comprometimento dos alunos em prol da conservação do espaço em que estão inseridos e vivenciando a participação da entrega do lixo já separado para o processo de reciclagem onde  irá favorecer um ambiente limpo e saudável. Esse lixo será recolhido e encaminhado ao depósito de coleta para a separação, emprensamento e vendido. O dinheiro será revertido na melhoria da escola e em atividades como dia do estudante, gincanas, envolvendo a própria reciclagem, dia dos pais, contribuindo para a permanência do mesmo.          


3- Discussões e Resultados

Acima da consciência individual, está a busca incessante do lucro e isso faz com que as estruturas de poder sejam as responsáveis pela deterioração ambiental, motivo pelo qual inexistem estratégias transformadoras da racionalidade produtiva dominante. Por trás da geração de resíduos, concentram-se questões de natureza ética e referentes à desigualdade das classes sociais, contexto em que as classes favorecidas deixam de se preocupar com a inserção social das pessoas envolvidas diretamente com o lixo. No Brasil, dá-se importância à reciclagem pelo fato de que esta atividade gera divisas para os empresários e não porque ela insere os catadores de lixo na sociedade ou por ser considerada ambientalmente correta.

A reciclagem é apresentada à sociedade como uma panacéia aos problemas ambientais e sociais no Brasil. Na realidade, ela não representa uma alternativa econômica e muito menos ambiental, apenas atenua temporariamente as pressões sociais sobre o desemprego dos excluídos e possibilita lucro às indústrias, via redução de seus custos e, com a intermediação dos sucateiros, controle do mercado de produtos reciclados (CONCEIÇÃO, 2005).

Reduzir ao máximo o desperdício na exploração e uso dos recursos não renováveis é uma tarefa que se impõe, e que depende do tipo de tecnologias adotadas pelo sistema produtivo. Assim sendo, é mister o progresso científico e tecnológico do setor, para que se amplie a eficiência no uso dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, através de uma estrutura regulatória baseada em incentivos econômicos, a fim de regular e direcionar o consumo dos bens e serviços ambientais.

Em suma, por causa do baixo grau de intervenção pública e dos impactos sócio-econômico-ambientais causados pelo lixo, é importante que sejam elaboradas novas políticas públicas, que prevejam a redução na fonte das quantidades geradas, maximização da reutilização de sobras de materiais e reciclagem dos entulhos, disposição e tratamento dos rejeitos e ampliação dos serviços relacionados com os resíduos, a fim de reduzir os impactos negativos sobre a natureza.

A diminuição da geração desses resíduos envolve serias mudanças de valores e atitudes que esbarram no atual modelo de sociedade consumista, baseado na necessidade de constantes inovações, aumento de produção, uso crescente de bens descartáveis e desperdício. Mudar esses valores e atitudes é uma tarefa fácil ou não considerando que a maioria quer consumir e ter cada vez mais e mais. Nesse contexto, conclui-se que a Escola Municipal Reunidas é capaz de manter o projeto envolvendo a comunidade, apesar das dificuldades encontradas. Mesmo assim observa-se o empenho de alguns pais e alunos em recolher o lixo e colocar em local adequado promovendo uma consciência cidadã.

Com a realização do projeto o mesmo irá contribuir para o crescimento, tanto quanto educadores como cidadãos e observar o aumento da criticidade dos alunos e a busca  para conhecimento do meio ambiente e como preservá-lo. Ações como essa trouxeram a melhoria dos moradores em boa parte, conseguindo um aspecto de organização do ambiente promovendo, assim, a volta do turismo local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4-       REFERENCIAS

 

BERNARDES, J. A. e FERREIRA, F. P. M. “Sociedade e Natureza”. In: CUNHA, S. B. E GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A Questão Ambiental – Diferentes Abordagens. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, pp. 15-42. 

 

BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2000.

 

           CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 4. ed. São Paulo:      Humanitas/FFLCH/USP, 2003.

 

CONCEIÇÃO, Márcio Magera. Os Empresários do Lixo: um paradoxo da modernidade. Campinas, SP: Editora Átomo, 2ª ed., 2005, 193p.


           LEFF, Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: racionalidade ambiental, democracia participativa e desenvolvimento sustentável. Blumenau: Ed. da FVRB, 2000.

 

NOVAES, Washington. “Agenda 21”. In: TRIGUEIRO, André (coord.). Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, pp. 323-331.

 

RODRIGUES, F. L, CAVINATTO, V. M. Lixo. De onde vem?Para onde vai?São Paulo: Editora Moderna. 1997.

 

VEIGA, A, AMORIN, É, BLANCO, M. Um retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro. Ministério da Educação-MEC, INEP. Brasília-DF, 2005.

 


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