Dicas para quem vai pintar sua casa



Qualquer ambiente muda quando é pintado de novo. E não é difícil: basta escolher o tipo de tinta, preparar os pincéis e começar a trabalhar.
Desde que decidi mudar um pouco a minha casa e reformar alguns ambientes, procurei dicas de como fazer meu serviço de forma mais fácil, pois por morar sozinha, acabo tendo de tomar cuidado, inclusive, com pessoas que coloco dentro de casa para fazer algum serviço. Esse é um problema que toda mulher que mora sozinha deveria se preocupar. Ainda há a falsa impressão de que elas são mais frágeis e discordo disso, por isso eu mesma pintei minha casa. Mas penei, pois não tinha a menor experiência com isso. Por isso, decidi escrever este artigo. Veja se você se encaixa nesta situação, pois creio que não só você se sentirá melhor num ambiente mais arrumado, mas até sua garagem passará a ser habitável.

TINTAS E PINCÉIS: APRENDENDO A PINTAR A CASA

Se as paredes estão com a cor amarelada e feia, por que não pintá-las? Isso mesmo, por que não pegar pincéis e tintas e dar uma nova aparência à casa? Afinal, não é um trabalho tão complicado e os resultados compensam plenamente. A casa vai ganhar nova vida e as despesas, certamente, não serão astronômicas. Mas antes de começar o trabalho, convém  dividi-lo  por etapas. Em primeiro lugar, a escolha e separação do material, depois a preparação  da parede e, finalmente, a pintura.

A ESCOLHA DO MATERIAL

Este é o material necessário: escada, lixas de parede, escova de piaçava, espátula, pincéis ou rolo de pintura, bandeja para tinta (para o rolo), trapos e jornais velhos, massa própria para cobrir imperfeições da parede e da tinta. A escada deve ser dupla, de preferência com pés e degraus de borracha, que dão mais segurança.

Na compra dos pincéis, devem-se escolher os que não soltam os pelos durante a pintura: o melhor formato é o retangular, chamado trincha, e as medidas são em polegadas: os maiores têm entre 4 e 5 polegadas e são para a parede; os menores, entre 1  e 1,5 polegada, usados para superfícies irregulares, cantos e emendas. Outra forma de pintar é com rolo, mais indicado por ser fácil de usar (as tintas têm aplicação e secagem tão simples que facilitam o trabalho: uma sala de tamanho médio, por exemplo, pode ser pintada até mesmo em um dia.)

FACILITA A PINTURA

O rolo pode ser de lã de carneiro ou de espuma sintética, em diversos tamanhos, sendo os maiores para pintura de parede e os menores para os caritos (embora neste caso a trincha pequena seja mais indicada).
As tintas podem ser classificadas, quanto ao efeito, em foscas, brilhantes ou semifoscas. As foscas são ideais para a pintura de quartos e salas de estar, porque difundem menos a luz e portanto não cansam a vista. A tinta brilhante pode ser usada no banheiro, na cozinha ou em outro local em que a maior difusão da luz seja necessária. Além disso, se você tem um quarto de brinquedos ou garagem em casa, há tintas específicas laváveis, pois quando suas filhas forem brincar de Barbie com as amiguinhas, ou você for fazer a manutenção de suas motos na garagem, a sujeira (de canetinhas ou graxa), invariavelmente aparecerá na parede. As semifoscas dão um acabamento que aumenta a sensação de limpeza do ambiente.
Há diversos tipos de tinta: látex, a óleo e esmalte sintético. A tinta látex é a mais usada por ser facilmente aplicada e secar rapidamente, além de possuir grande resistência às lavagens e às mudanças de temperatura. É a tinta ideal para qualquer ambiente, pois proporciona um acabamento fosco de excelente aspecto.
As tintas a óleo e os esmaltes sintéticos podem ser foscos ou brilhantes e devem ser dissolvidos de acordo com as instruções que cada marca traz no rótulo da lata. A secagem é mais demorada (de oito a doze horas) e a segunda demão deve ser dada, de preferência, 24 horas depois. Os dois tipos de tinta são de grande durabilidade. Os esmaltes sintéticos são mais recomendados para superfícies constantemente manuseadas, portas e janelas, por exemplo.
As tintas solúveis em água não têm cheiro, secam rapidamente, mas apresentam o inconveniente de não suportar muitas lavagens. Elas proporcionam um acabamento fosco.
Há outros tipos de tinta que exigem equipamento e aplicação mais complicados. As tintas epóxi, por exemplo, usadas principalmente em banheiros, convém que sejam aplicadas somente por profissionais.
Quanto à cor, usar a tinta pronta ou em cores prontas, ou preparar o tom desejado com corantes especiais, de acordo com a tinta usada.

Num próximo artigo falarei de como fiz pra preparar a parede de casa antes mesmo de começar a pintar.


Autor: Thamires Souza


Artigos Relacionados


A Importância Da Tinta Industrial Para Grandes Estruturas

Reciclar Latas De Uso Doméstico

Textura De Parede Em Sua Obra

O Que é A Pintura Industrial E Quando Utilizá-la?

Que Tal Decorar Pintando A Parede Com Duas Cores?

Como Reparar Paredes Com Umidade

Decorando Uma Casa