A Inovação de Fazer Compras pela Internet no Brasil



A Inovação das compras pela internet 

Devido a ocorrência de mudanças no mercado atual no Brasil, as empresas começaram a buscar novas ferramentas e estratégias para conquistar e fidelizar seus clientes. A internet esta se tornando cada vez mais uma das ferramentas mais importantes para a realização de transações comerciais. Através de dados históricos desde o surgimento da internet, foram desenvolvidos diversos meios de comunicação como: e-mail, MSN, Orkut, facebook, blogs, inclusive o ato de se comprar e vender algo na internet que é denominado Comércio Eletrônico ou E Commerce.

A grande tecnologia do comércio eletrônico esta crescendo cada dia mais e oferecendo grandes oportunidades de negócios para as empresas e consumidores, proporcionando agilidade, comodidade, confiança e fidelização.

Com essa grande inovação as empresas foram obrigadas a adaptarem-se e encontrar novas formas para manter se ativas no mercado e alcançar a vantagem competitiva. O uso da internet para compras e vendas possibilita maior velocidade, baixos custos de marketing e distribuição, que se enquadra em uma das técnicas mais usadas pelos consumidores que é, ir até a loja para cotar preços, variedades, melhor forma de pagamento e qualidade, escolhe o exato produto que deseja adquirir, entra no site da loja que conseguiu suprir as suas exigências e efetua a compra pelo comércio eletrônico, ou seja, a internet.

Com isso, o consumidor terá a comodidade de receber o produto em casa, por um preço muito mais acessível pois, os produtos comprados pela internet são mais baratos por não ter algumas despesas como a comissão do vendedor.

Porém, o consumidor também corre o risco de ter eventuais problemas que acabam saindo mais caro. Um exemplo é receber o produto com alguma avaria, defeito de fabrica , ou até mesmo o sistema lançar uma forma de pagamento que não foi escolhida.

Dentro com comércio eletrônico, surgiu o fenômeno das compras coletivas, que são sites que todos os dias oferecem ofertas exclusivas com descontos incríveis de vários estabelecimentos das cidades próximas e todas as pessoas tem livre acesso para desfrutar das promoções e é um retorno quase imediato. São lançados diversos produtos ao site com um determinado tempo disponível para compra, é estipulado um número mínimo de compradores, todos que compram tem um determinado prazo para utilização do produto ou serviço, quando a oferta não atinge um número mínimo de clientes, o dia é tido como perdido: o cliente não recebe o produto, o site não ganha comissão e o estabelecimento não vende.

Com essa estratégia é possível tirar proveito de duas tendências do comportamento do consumidor, o poder de barganha e a participação e divulgação nas redes sociais.

A maioria dos sites tanto de vendas individuais como o de compra coletivas, terceirizaram empresas de seguros que proporcionam ao cliente uma segurança a mais, caso haja algum problema, o seguro cobrirá o valor da compra ou garantem a entrega do produto ao mesmo.

Atualmente, a maioria das empresas utilizam de uma pesquisa de satisfação Pós- Compra para o consumidor que ira avaliar o resultado da compra, que pode resultar em satisfação ou insatisfação do mesmo, esse processo é realizado após o termino da compra, algumas empresas enviam formulários de carta-resposta, pesquisas por e-mail, outras até ligam para o cliente para que a pesquisa seja mais complexa. Com isso, buscam a melhoria e perfeição, buscando se destacar no mercado atual se destacando diante a concorrência. Muitos consumidores adotaram a internet como uma ferramenta presente em seu dia-a-dia enquanto outros consumidores não se sentem atraídos por ela. Para tanto,os fatores que são caracterizados como motivadores e desmotivadores que e estão presentes no meio virtual.

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