A DEFICIÊNCIA DE LETRAMENTO NO BRASIL



A DEFICIÊNCIA DE LETRAMENTO NO BRASIL: UMA VISÃO SOB AS LUZES DAS TEORIAS DE VYGOTSKY E PIAGET

Jorge Luís Vitor Hipólito[1]

Campo Grande Mato Grosso do Sul

Universidade Anhanguera - Uniderp 2011 

RESUMO

Este trabalho objetiva refletir sobre o baixo nível de letramento no Brasil. No afã de mitigar o problema e traçar novas trajetórias, visando extingui-lo das entranhas das gerações futuras.

  A investigação sobre este assunto nos últimos anos, aponta para diversas vertentes, todas no intuito de elevar o nível deficiente de letramento no Brasil. Sendo que uma das mais importantes vertentes é a formação de professores, que atualmente não da à devida atenção a lapidação do profissional responsável por formar os demais.

Os estudos pontuam também a necessidade de valorização profissional e social do professor, bem como garantir ao acadêmico uma formação comprometida com a transformação histórica e social.

            Baseados nas teses de Vygotsky e Piaget procuramos definir o período propicio e as condições que o individuo deve ser exposto às experiências a fim de garantir que este se torne um adulto com letramento evoluído, que se apropriou do ato de ler e escrever, e com eles as conseqüências sócio, cultural, políticas e econômicas que são impostas pelo mundo globalizado. Tendo como facilitador a figura do mestre, o professor, bem formado e remunerado, contribuindo de maneira eficaz na construção de uma nação forte e soberana, composta de homens e mulheres livres e letrados.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Leitura E Letramento

O Trabalho Com Gêneros Textuais Em Turma De Educação De Jovens E Adultos

Sem Comentário...

Letramento E AlfabetizaÇÃo

Fatboy Slim

Brasil: Infraestrutura E Competitividade

Aprendizagens Escolares Mediantes A Alfabetização E O Letramento Digital