NÃO SE CULPE



NÃO  SE CULPE

Quando João Batista viu a Jesus disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo !” Nenhum outro poderá nos livrar ou apagar os nossos pecados. Somente Jesus Cristo recebeu do Pai essa missão. O que nos fala a Bíblia acerca do pecado e da culpa?

Amados, diz a Bíblia que “todos pecaram e destituídos foram do Reino de Deus”. Todavia, Deus teve misericórdia do homem e enviou Jesus para que fossemos lavados pelo seu sangue e libertos do pecado. Então, vocês poderão se perguntar: eu não tenho mais pecado? Creio que enquanto homem, pecaremos, mas haverá redenção para todo aquele que reconhecer o seu próprio pecado e arrepender-se diante de Deus.

Enquanto não conhecermos as Escrituras Sagrada estaremos vulneráveis ao pecado e não saberemos discernir o mal e a proporção dele. Todavia, aquele que tiver o Espírito Santo, saberá distinguir o caminho errado do certo.

Quantas vezes pecamos por omissão? Muitas vezes.  Somos covardes diante de tantas situações em que poderíamos utilizar a verdade e libertar pessoas da ilusão, de sofrimentos e até do desespero diante de problemas, que aos próprios olhos parecem insolúveis.

Somos apegados a bens materiais, a tradições, a certos tabus e as consequências disso é deixarmos de receber bênçãos sem medidas de Deus. Padecemos, ainda, da falta de visão em relação ao viver a palavra e creio ser este o maior obstáculo para permanecermos sem respostas de Deus quanto as nossas petições.

A palavra de Deus nos ensina que antes mesmo de pedirmos alguma coisa o Senhor já sabe do nosso desejo porque ele conhece o nosso coração, as necessidades e as nossas fraquezas. Daí, porque, nos é dito que “o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

O desânimo quase sempre nos abate e a autoestima fica lá em baixo. Esta falta de ânimo poderá ter por causa a falta de resposta de Deus e poderemos nos culpar por alguma coisa e daí fazermos um juízo errado da nossa conduta.

Mas, o cristão convertido poderá até se abater, sentir-se infeliz por um instante porem não por muito tempo. Deus sempre nos visita com algo novo, seja com a sua  palavra, um acontecimento inesperado para modificar circunstancias, uma revelação por meio do Espírito Santo. Contudo, jamais o Senhor nos abandona.

Lembre-se que todo o nosso discernir vem do Espírito Santo porque com a nossa cultura e razão não chegaremos à espiritualidade, ao entendimento daquilo que Deus nos revela na sua palavra.

Há sempre uma solução para os problemas. Podemos lutar até contra a morte precoce, buscando tratamento médico para as doenças terminais e orando a Deus pela cura.

O Rei Ezequias chorou e orou a Deus ao receber a noticia, dada pelo  profeta Isaias, que morreria. E a Bíblia nos fala que Deus mandou o profeta voltar à sua casa e dizer a Ezequias: “Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lagrimas; acrescentarei, pois, os teus dias quinze anos” (Isaias 39:1 ao 8).

Em síntese, temos um caminho a trilhar, abstendo-nos de culpas. Temos que observar no dia a dia, tudo aquilo que nos é requerido para fazer, seja diante dos familiares, do trabalho, da escola e da nossa própria vida.

A inércia e a falta de cuidado para com nós e o próximo poderá gerar culpas. Não devemos deixar para o amanhã o que poderemos fazer hoje. Você poderá ajudar o próximo e salvá-lo de algo ruim.

Sentimos medo muitas vezes de prestar auxilio a uma pessoa. Porque alguma delas, mesmo num quadro de carência, poderá demonstrar à soberba e fazê-lo ficar mal, julgando-o intrometido. Daí, a importância de consultarmos a Deus, em oração, para que sejamos guiados naquilo que poderemos fazer por alguém.

E quanto ao amor, será que temos doado o bastante, amando uns aos outros? Creio que somos sempre devedores. Receios, timidez, excesso de postura, radicalismo, preconceitos, tudo isso nos impede de expressar amor, até dentro da família.

As nossas ações correspondem a um resultado, sejam boas ou más. Se um Pai tiver a postura de orar pelos filhos e procurar saber se eles precisam de alguma coisa, além daquilo que estão recebendo normalmente, certamente perceberá se aquele filho necessita de algo mais.

Se o filho demonstrar um silêncio às respostas ou uma timidez exagerada, isso já será suficiente para que o pai ou a mãe percebam que algo acontece com aquele filho.

Um simples carinho e um abraço pode mover qualquer timidez. E  pai e mãe conhecem os filhos, a não ser se forem ausentes e tiver criado-os sem amor.

A definição de amor está descrita na Bíblia, vinculando o preceito ao próprio Deus. Diz-nos João (I João 4:7-8): “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

No versículo 12 esta dito:  “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado”.

Infelizmente, existem hoje muitos filhos desviados do caminho do bem, usando drogas proibidas e permissivas, roubando e prostituindo-se, porque nunca sentiram o amor dos pais.

Maus tratos a crianças causam descaminhos na adolescência, marcas profundas na alma, desencanto pela vida toda. A violência nos lares começa, muitas vezes, pelos pais e abusos sexuais também ensejam o descaminho de uma criança nas fases seguintes da vida.

Religião significa religar o homem a Deus. Portanto, é preciso saber que nem toda religião ou seita levam o homem de volta a Deus. Somente as normas divinas ratificadas por Jesus poderão nos dar uma certeza desse caminho. Deus, na sua palavra, abomina todo culto a ídolos, deuses pagãos. E a sua palavra nos diz: “somente a Deus prestarás cultos”.

Vejam o que nos fala o Senhor: “Eu sou  o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa de servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem debaixo da terra. Não adorarás, nem darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Êxodo 20:2 a7).

Amados, as pessoas deveriam procurar a Deus, mas muitas confiam em falsos deuses, doutrinas e pseudos-profetas,  que utilizam o nome de Deus para persuadir e atrair pessoas a seitas. 

Deus jamais nos recomendou a adorar sol, luz, serpentes, deuses pagãos, deusa  “X” ou “Y”.

 Salomão, o Rei mais sábio da história humana, pecou diante de Deus ao se casar com mulheres que adoravam deuses pagãos.

Diz-nos a Bíblia que além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, moabitas, amonitas, edonitas, sidônias e héteias, as quais o Senhor havia recomendado não casar porque elas perverteriam o coração do Rei.

E, quando já velho, Salomão deixou-se vencer por estas mulheres, seguiu a Astarote, deusa dos Sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas, o que fez com que o coração de Salomão não fosse mais fiel a Deus, como foi seu pai Davi.

Aquelas mulheres de Salomão o convenceram a montar santuários aos deuses, onde elas queimavam incensos e sacrificavam aos deuses e a Maloque. Como consequência, Deus o tirou do Reino, dando a outro a liderança sobre o povo de Israel.

Amados, vimos  um pequeno relato de Salomão, cujo Pai, o Rei  Davi,  foi tido diante de Deus como “um homem segundo o coração de Deus”.

Em sua trajetória de vida, o Rei Davi pecou sim, ao cobiçar uma mulher casada e planejar a morte do seu marido. Mas foi punido por Deus e reconhecendo o seu erro, se humilhou lhe pedindo perdão. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).

Muitos pais não reconhecem os seus erros e abandonam seus filhos a mercê do mundo. O dever de um pai diante de um filho não se esgota quando este casa ou se torna independente financeiramente. O dever de amar é continuo. Cabe ao pai/mãe plantar a palavra de Deus no coração dos filhos, quando ainda criança, para que fique gravada em seu coração (leiam provérbios 4:1/27).

Jesus nos deixou um testemunho de que quando tudo parece estar perdido para o homem, há uma esperança de vida para aqueles que desejam alcançar caminhos novos, arrependendo-se de todo o mal (pecado cometido) diante de Deus.

Falo do ladrão que foi condenado à morte junto de Jesus. Eram dois e um deles falou ao Senhor: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe o outro disse: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?  Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este, nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres ao teu Reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

Concluindo, esta pequena meditação, à luz do verdadeiro evangelho, vemos que Jesus é realmente o caminho que nos leva ao Pai. Primeiro, o arrependimento dos erros cometidos; segundo aceitar o caminho estreito nesta vida, deixando o caminho largo, cheio de trapaças, que leva o homem a morte definitiva.

A culpa é um sentimento que poderá levar alguém a morte, ao fracasso, a infelicidade.  Todavia, se a pessoa discernir e admitir existir caminhos alternativos para corrigir falhas passadas, essa pessoa certamente estará dizendo para si e para Deus: eis me aqui, estou disposta a reparar falhas do passado e ter uma nova vida.

Jesus disse “eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Isso é real e os crentes convertidos poderão testificar dessa realidade em suas próprias vidas.

Que a semente da palavra de Deus possa germinar em seu coração e despertá-lo para uma leitura diária da Bíblia Sagrada.

Paz seja com todos !

Zenaide Alcantara de Sousa

Irmã em Cristo Jesus

 

 

 

 


Autor: Zenaide Alcantara De Souza


Artigos Relacionados


A Cura De Uma Mulher Paralítica.

Tolerância Para Com Os Fracos Na Fé.

Amor Maior Não Há

Os Mandamentos De Deus

A Palavra De Deus é Segurança E Repouso Humano.

A Chamada De Abraão.

O Que é O Reino De Deus?