ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM



ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 

RESUMO 

Alice Gomes Lima  *  -  Miranir da Silva Oliveira  * - Osmar Guimarães de Lima  * 

  1. INTRODUÇÃO

            Percebe-se a cada ano que o índice de motivação dos alunos da rede publica de ensino tem diminuído, um fator que aponta a dificuldade dos profissionais da área em lidar com essa situação. Mas não é somente essa a causa da desmotivação escolar. Hoje pode-se notar que não há projetos de motivação para atender essa categoria de alunos. Ser professor nos dias de hoje é um trabalho que está se tornando cada vez mais difícil e estressante, principalmente quando se trata de trabalho voltado à adolescência: “adolescência é o nome que se dá a todas as mudanças  sociais, psíquicas e emocionais que se referem às pessoas que estão na segunda década da vida.” (Por Junia Freguglia  e Marina Fonseca  acesso 25/07/2012 às 15h50min). As mudanças pelas quais estão passando são expressas através da falta de interesse . A falta de perspectiva de vida é um fator recorrente no cotidiano da maioria desses alunos e a relação familiar que deveria ser mais presente no desenvolvimento escolar, deixa a desejar. É normal que familiares deixem a educação de seus filhos (alunos) a cargo da escola, delegando a responsabilidade que é da família aos profissionais de educação envolvidos com a escola (professores, pedagogos, psicólogos e diretores) que ficam sobrecarregados e não conseguem desempenhar corretamente seus trabalhos, deixando de oferecer aos alunos uma educação de qualidade, desmotivando essa clientela em querer essa educação.

Os educadores sabem que é preciso oportunizar um ambiente democrático e propicio ao desenvolvimento harmonioso dos alunos, objetivando a participação e a responsabilidade de cada um nesse ambiente, pois quando o mesmo é agradável a aprendizagem acontece com mais facilidade e torna-se prazerosa (Unicentro, 2007). É necessário que todos se envolvam, tanto educadores como a família, assim é possíve tentar diversas maneiras de se motivar os alunos da rede pública de ensino, a fim de que esses se interessem cada vez mais pela educação oferecida.

O presente artigo apresenta um referencial teórico sobre motivação escolar, analisando também os problemas entre professor e aluno. Busca-se analisar os posicionamentos de cada um sobre as dificuldades apresentadas, seus pareceres, entendendo-os e buscando compara-los à luz da fundamentação teórica. Através desta analise será possível avaliar as questões apresentadas, bem como apontar possíveis soluções que favoreçam o bom desempenho escolar, aos problemas que vem dificultando o trabalho do professor e seu relacionamento com os alunos (Unicentro, 2007), para que se possa entender um pouco desse grande “monstro invisível” que deixa os alunos desmotivados e sem  prazer para estudar. Em qualquer situação, a motivação do aluno esbarra na motivação de seus professores.

Bandura (1993) preconiza que a motivação dos professores para trabalhar em qualquer condição depende acentuadamente do nível de sua crença de auto-eficácia, ou seja, da crença de que pode exercer ações destinadas a produzirem bons resultados.

Download do artigo
Autor: Osmar Guimarães De Lima


Artigos Relacionados


A Importância Da Pesquisa Na Escola

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

As Expectativas Dos Alunos Da EducaÇÃo De Jovens E Adultos Quanto A GestÃo Escolar

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

O Imediatismo Da Pós-modernidade: Desafios De Ensinar E Aprender No Século Xxi.

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .

Evasão Escolar