A RELAÇÃO ENTRE AGRESSIVIDADE INFANTIL E BRINCADEIRAS LÚDICAS



Artigo desenvolvido pelos alunos da Universidade de Franca - SP:

Ana Paula da Silva

Julia Maria Morais Martins

Letícia Franciele Morais

Mariana Ribeiro Maniglia

Paula Lonardi Carrasco

Ricardo Felipe Teodoro Garcia

O presente artigo se refere à pesquisa realizada no Centro de Convivência Infantil, que objetiva descrever a importância das brincadeiras lúdicas no processo de diminuição da agressividade entre crianças de 2 a 4 anos, verificar quais os momentos de maior incidência da agressão física no cotidiano das crianças e analisar os métodos utilizados pelos educadores na resolução dos problemas de agressividade. Através das brincadeiras lúdicas é possível construir vínculos afetivos que podem amenizar comportamentos agressivos (PAPALIA, OLDS e FELDMAN, 2008). Para a análise dos resultados, aplicamos questionário com as educadoras do Centro de Convivência Infantil e também utilizamos a observação como parte para o estudo da realidade vivenciada. Os resultados indicaram que as brincadeiras lúdicas diminuem os comportamentos agressivos das crianças e que as educadoras estão aptas a lidar com esses comportamentos. Concluímos então que a prática das atividades lúdicas propostas pelas educadoras favorece á diminuição dos comportamentos agressivos.

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