POR QUE NA URNA ELETRÔNICA NÃO TEM A OPÇÃO DE VOTO NULO?



Não se encontra a possiblidade de voto nulo na urna eletrônica. Diante deste fato caberiam as seguintes perguntas: Não existe tal opção porque uma vez que o voto nulo não anula a eleição, apenas a adia e também não serviria de protesto? Outros acreditam que o voto nulo no mínimo serviria de alerta àqueles candidatos a cargos políticos que visam apenas o enriquecimento e destarte, seria interessante em casos aonde fosse de fácil constatação que todos os candidatos tivessem objetivos escusos mostrando que o povo está de olho neles e em suas falsas promessas?

O art. 224 do Código eleitoral assim dispõe: “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”. 

A nulidade de que trata este artigo versa sobre temas como: fraudes, coações, captação de sufrágio vedado por lei etc. Poderíamos afirmar com a máxima certeza que hodiernamente em nossas eleições não existiriam quaisquer forma de ilegalidade? Será que a população brasileira está apta a votar com consciência buscando o que é melhor para a sua comunidade e não o que é melhor para si?

Existem algumas pessoas que advogam que quando se vota nulo, tornaria mais simples ao candidato ruim vencer a eleição com um número irrisório de votos.  Será mesmo que o motivo real da campanha feita para se ir contra o voto nulo é este? Será que desta maneira como é atualmente, inclusive com a obrigatoriedade de votar de algum modo não contribuiria para se manter o status quo vigente? 

Dentro de um Estado Democrático de Direito é possível e aceitável uma situação como esta? Será que apenas o fato dos diversos partidos políticos exercerem o direito de oferecer seus candidatos à disputa eleitoral é razão suficiente para se validar o sistema supostamente democrático e isonômico em todas as esferas? Será que não seria ideal exigir que existisse também a opção do voto nulo?

Será que todo o processo não passa de encenação bem formulada pelos reais detentores do poder que se perpetuam como em seus feudos tratando a população em geral como marionetes e dando a elas a falsa noção de democracia?

Vamos tomar o poder para nós que somos os seus dignos detentores! Não através de luta armada e sim por meio de um comportamento mais pontual, que traga a responsabilidade de cuidar da nação também e principalmente para nós, como viés libertário, exigindo uma educação que proporcione a emancipação de ideologias espúrias, que ensine a pensar profundamente em questões sociais e tecnológicas para todos, que evitem a massificação, a vida de gado, o panem et circenses e acima de tudo, o comportamentos de passividade imbecil, que nos distanciam de nossa humanidade.

SAPERE AUDE!


Autor:


Artigos Relacionados


Democracia E Voto

Demôniocracia

Artigo: A Oab E O Fim Do Voto De Legenda

O Povo Atento

Quem Compre E Vende Voto.

Valoriza O Seu Voto

O Candidato NÃo Pode Ser Responsabilizado Por Crime Eleitoral Praticado Por Eleitor (compra De Votos).