Atividades Realizadas Com A Coleta Seletiva Do Centro De Articulação E Educação Ambiental (CAEA) De Limoeiro Do Norte



Francisca Juliana Santiago1, José Robério de Sousa Almeida².

Introdução

Tratando-se da reciclagem, o lixo se torna uma mercadoria desejável e importante. Importante pelo grande papel que representa a coleta seletiva para a preservação do meio ambiente e desejável por grandes empresas de reciclagem, que ganham um valor com relação ao reaproveitamento de alguns componentes de massa de resíduos. Os atuais impasses ambientais e as possibilidades de esgotamento dos recursos naturais acabam tornando ainda mais importante as coletas seletivas.

Os principais tipos de materiais reciclados

Papel

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação, a matéria prima para a fabricação do papel já esta escassa, mesmo com ajuda do reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas acreditavam que o uso de papel diminuiria principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde. Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade.

A pesquisa feita no Centro de Articulação e Educação Ambiental (CAEA) mostra que sua reciclagem do papel traz benefícios para dentro do centro, pois ele é utilizado em artesanatos, como enfeites decorativos, o excesso da reciclagem que não utilizam mais é enviado a outros órgãos que o reciclam nada é desperdiçado. Essa coleta seletiva feita dentro do CAEA é comunitária, pois toda a comunidade prestativa que sabe da coleta deposita seu lixo lá. Nem todos os papeis são recicláveis apenas caixas de papelão, jornais, revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, cartões e papel de fax.

Plástico

O plástico é um material formado pela união de grandes cadeias moleculares chamados polímeros, que, por sua vez, são formados por moléculas menores chamados monômeros. A matéria-prima do plástico é o petróleo, este é formado por uma complexa mistura de compostos.

São materiais que, como o vidro, ocupa um considerável espaço no meio ambiente, o ideal é serem recuperados e reciclados, então uma das alternativas seria definir um tipo especifico de plástico para ser coletado, ele tem infinitas aplicações, além disso, se o produto descartado permanecer no meio ambiente, poderá estar causando maior poluição.

O plástico reciclado no CAEA é utilizado também em artesanatos, como cortinas, bancos, alguns brinquedos entre outros, onde o material usado são garrafas de PET, o excesso de plásticos que não utilizam é enviado para outros destinos. O material que é reciclado são potes de todos os tipos, sacos de supermercado, embalagem para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas.

Vidro

Na reciclagem do vidro, o caco funciona como matéria-prima já balanceada, podendo substituir o feldspato que tem função fundente, pois o caco precisa de menos temperatura para fundir. Os cacos devem ser separados por cor, nota-se assim que a fabricação do vidro a partir dos cacos economiza energia gasta na extração.

"A indústria vidreira também utiliza desde a segunda metade de século XX o processo de reciclagem, no qual se aproveita cem por cento do material, não se trata apenas do vidro já utilizado, mas também do vidro que é quebrado durante o processo de produção". (RODRIGUES,1998 p.164)

No CAEA essa reciclagem não é valorizada por não terem recursos adequados para esse tipo de reciclagem, a coleta ainda é feita mais não é aproveitado lá, é enviado para uma indústria preparada para esse tipo de trabalho que utiliza os cacos de vidro na fabricação de novas embalagens.

Metal

A metarlugia e a reciclagem se confundem ao longo da historia, pois as sucatas são geralmente as matérias-primas mais convenientes na fundição, não havendo também perdas de qualidade no processo. Os metais são muitos utilizados em equipamentos, estruturas, embalagens, etc.

As latas, tanto as folhas-de-flandres quanto as de alumínio, são as principais sucatas metálicas desprezadas hoje em dia e que podem ser recuperadas em grandes quantidades pela coleta seletiva. A entrada desse material é muito escassa no CAEA, pois a reciclagem dele também não é feita no instituto e sim encaminhada para outras indústrias, como o alumínio esta presente nas indústrias de autopeças, na fabricação de novas embalagens entre outros.

Orgânico

A massa dos resíduos sólidos é composta predominantemente de material orgânico que é utilizado na agricultura, assim o resíduo não é visto como um problema, mas sim como uma solução para a fertilização dos solos.

"Compostagem é uma forma de produção de adubos a partir dos resíduos orgânicos, só é factível com a separação dos materiais orgânicos". (RODRIGUES, 1998 p.162)

Esse processo de transformações de resíduos orgânicos em adubo como palhadas, estercos, restos de alimentos, em substâncias húmicas, isto é, em matéria orgânica homogênea e estabilizada, de cor escura e rica em partículas coloidais, pronta para ser utilizada como adubo. No CAEA esse é o material mais usado, por o instituto ser uma reserva florestal é utilizado nas plantas, o compostagem é feito lá mesmo com um processo feito por eles mesmos, onde o primeiro passo da produção do composto orgânico é encher a compoteira com os resíduos orgânicos, numa proporção de três quartos em volume de restos vegetais por um quarto de estercos ou outros meios de fermentação, que devem ser bem misturados na própria composteira.

Portanto o objetivo deste trabalho é conscientizar as pessoas da realidade que esta acontecendo com o meio ambiente e orientar sobre o que fazer na coleta seletiva.

Material e Métodos

A pesquisa foi realizada através de uma entrevista com o coordenador geral do Centro de Articulação e Educação Ambiental (CAEA) de Limoeiro do norte, buscas na internet e livros relacionados com a área ambiental.

Discussão

Pôde-se verificar que a coleta seletiva do CAEA é muito proveitosa tanto para o instituto que a utiliza o material em varias atividades, quanto para a população que tem grande participação nessa coleta, por depositarem o material reciclável lá.

Observou-se também que o CAEA tem uma grande satisfação em realizar tais atividades e estar colaborando com o meio ambiente e com a população, pois essa reciclagem, mesmo ainda estando só dentro do instituto mais é uma forma de conscientização para toda a cidade.

Conclusão

A coleta seletiva é a melhor forma de reaproveitamento e tratamento do lixo, para que ele tenha um destino satisfatório e que possa beneficiar tanto a população quanto o meio ambiente, no caso de gerar novos empregos com a reciclagem e na diminuição da poluição ambiental. As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor, mas a reciclagem continua contribuindo para a diminuição da carga poluidora.

REFERÊNCIAS

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção e consumo do e no espaço: problemática ambiental urbana / São Paulo: Hucitec, 1998.

http://www.ambientebrasil.com.br Artigo: Resíduos: "é preciso inverter a pirâmide – reduzir a geração"! Autores: Lauro Charlet Pereira e Marta Regina Lopes Tocchetto. (acessado em 29 de julho de 2008, às 9h25min).

http://www.portalbiologia.com.br (acessado em 29 de julho de 2008, às 10h30min


Autor: José Robério de Sousa Almeida


Artigos Relacionados


Desiquilíbrio Ambiental

Compostagem?

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Marketing Ambiental - Produtos Ecologicamente Corretos

Lixo Ou Produto Reaproveitado?

A Importância Da Reciclagem

Lixo: O Que é Lixo?