A Influência da Programção Neurolinguistica na Aprendizagem



INTRODUÇÃO

Os últimos anos do século XX testemunham grandes mudanças em toda a história da educação. O mundo tornou-se unificado em virtude das novas condições exigidas pela sociedade em conhecer cada dia melhor como as pessoas aprendem e como se comportam.

Diante desses conhecimentos vem surgindo o estudo da “Programação Neurolinguística” (PNL), que é uma ferramenta educacional que ensina as pessoas sobre como seus cérebros funcionam para que elas ampliem suas potencialidades cerebrais.(BONDLER, 1986).

A Neurolinguística leva em conta que o ser humano não vive no mundo que cerca, mas na representação desse mundo. É o que ele vê, o que houve e o que sente.

Segundo o Neurolinguística, o sistema de crenças e de valores que as pessoas têm, e que é desenvolvido na criança basicamente até os sete anos, influi muito na forma como o ser humano processa as informações que recebe.

A maneira como as pessoas organizam as influências que recebe do mundo externo forma-se as informações visuais, auditivas e sentimentos das emoções, chamadas de sinestésico.

Esse estudo que tem como objetivo geral identificar as contribuições que as programações Neurolinguística (PNL), têm há oferecer aos docentes em sala de aula e ampliar as técnicas metodológicas do professor, esperando-se obter um resultado mais satisfatório no processo ensino aprendizagem.

Os objetivos específicos que se almejam são: instigar estratégias de aprendizagem, desenvolver o controle emocional do aluno e do professor para que ambos se beneficiem na aprendizagem e identificar as potencialidades da Programação Neurolinguística (saúde, políticas, vendas, pessoal).

Ao terminar o curso de Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), percebemos a necessidade de um aprofundamento nos estudos, para que melhorasse a minha prática pedagógica e surgiu a oportunidade de fazer a Pós-Graduação em Psicopedagogia oferecido pela FIP (Universidade Integrada de Patus). Mencionamos que duas disciplinas foram fundamentais para a escolha de nosso objeto de estudo: “Relações interpessoais” e Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem. No decorrer dessas aulas tomamos conhecimento sobre a Programação Neurolinguística (PNL) foi então que começamos a estudar o assunto.

Os suportes teórico-metodológicos adotados evidenciam um trabalho de pesquisa qualitativa. A pesquisa nos dá condição para o entendimento e a compreensão de como a Programação Neurolinguística atua na nossa vida escolar.

Os instrumentos de pesquisa que foram utilizados no processo de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa virtual e a pesquisa de campo.

As ações que nortearam a efetivação da pesquisas foram: a fundamentação teórica, a análise crítica da revisão bibliográfica do texto e a escrita do presente artigo.

A estruturação do trabalho ocorre da seguinte forma: no início temos a introdução, que contextualiza os objetivos de estudo (A influência da PNL na aprendizagem), define os objetivos que se busca alcançar, a justificativa, a motivação da pesquisa e os procedimentos metodológicos usados.

Seqüencialmente, divide-se em cinco tópicos de desenvolvimento, os quais se voltam para a análise da importância do tema Programação Neurolinguística e aprendizagem. Ao termino do trabalho, são apresentadas as considerações finais que apontam os resultados e as perspectivas em continuar o estudo do tema abordado.

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