APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS NA CONDUÇÃO DA VIDA ACADÊMICA



 

Ao iniciar a vida acadêmica, o aluno ingressante deve atentar-se para as exigências específicas que compõe esse novo processo de aprendizagem, até então desconhecido. O aluno precisa adequar-se ao ritmo do estudo acadêmico, adotando responsabilidades e comprometimento com o curso, estando ciente de que será o único responsável por um bom desempenho e progressos nessa nova fase de estudos.

O aproveitamento dos estudos, a organização da vida acadêmica, as técnicas e instrumentos de aprendizagem, são os temas abordados nos textos de Severino: “A organização da vida universitária” e de Medeiros: “Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes”.

Segundo Severino: “O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de autoatividade didática que precisa ser crítica e rigorosa” (2010, p.38). Medeiros ressalta que: “Antes de tudo, é preciso ter motivação para o estudo. [...] cabe ao estudante motivar-se interiormente antes de pôr-se a estudar qualquer assunto” (2007, p.18).

Os autores pontuam nos textos a necessidade de organização, expondo e exemplificando as técnicas e instrumentos que se devem utilizar para garantir a eficácia do estudo.

Compreendendo que apenas o estudo em sala de aula não garante um aprendizado totalmente eficaz e completo, destaca - se a importância de se dispor de material de consulta e pesquisa para um aprofundamento posterior, contendo além dos livros específicos, jornais, revistas, textos introdutórios, dicionários e todas as obras específicas da sua área.

 

É imprescindível também, a organização de um cronograma de estudos, adequando-se a rotina, para atender às necessidades específicas da vida acadêmica. Baseado nas indicações dos autores é possível tornar eficazes o estudo e a aprendizagem.



 

REFERÊNCIAS

MEDEIROS, J. B. Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes. In:______. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2007. P. 17 – 34.

 

SEVERINO, A. J. A organização da vida universitária. In: ______.

Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. rev. e atual. 5 reimp. São Paulo: Cortez, 2010, p. 38 - 49.

 



Erika Regina B. Santos

 

 

 


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