Mudança no nome da quadra da Portela gera polêmica



O conselho da escola de samba Portela decidiu, durante uma reunião em abril deste ano, um assunto que gerou uma reação negativa na comunidade da Azul e Branca. Trata-se da mudança do nome da quadra da escola, que de Natalino José do Nascimento, morto em 1975 e que é considerado patrono da agremiação, para Nilo Figueiredo, nome do presidente que comandará a comunidade no carnaval carioca

 

Personalidades da escola vão bater de frente com os responsáveis

 

A notícia começou a circular pelas redes sociais Twitter e Facebook na segunda-feira, mas a decisão foi ata de uma reunião em abril com todos os responsáveis pela Portela. A notícia não foi de bom grado para os torcedores da Águia de Madureira, que protestaram em defesa da memória de Natalino José do Nascimento, conhecido pela comunidade como Natal, que é um líder antigo da escola.

 

A mudança também gerou polêmica entre personalidades da escola. Noca da Portela, de 80 anos, conhecido como um dos sambistas mais ilustre da agremiação disse que esta decisão só pode ser uma brincadeira e seria a maior besteira tirar o nome de Natal, que fez história na escola, da quadra. Disse também que é uma brincadeira de mau gosto, e que os verdadeiros portelenses não vão deixar concluir. Noca também criticou a atual gestão, dizendo que o que tem de mudar, na verdade, é a atitude para que a Portela possa conquistar o título do carnaval carioca.

 

Críticas à condução do caso, revolta na Portela

 

Marcelo Moura, líder da torcida Guerreiros da Águia, um dos símbolos atuais da Portela também criticou a decisão do conselho portelense de mudar o nome da quadra. Ele seguiu dizendo que uma mudança dessas é inadmissível e que isso só mostra como o presidente Nilo é mal assessorado. Marcelo afirma que, junto com Noca, também reunirá outras celebridades da agremiação para que isso não ocorra. Além deles, completa, é preciso que a comunidade vá de frente para não permitir que o nome de Natal seja retirado da quadra, já que os portelenses são os responsáveis por comprarem os ingressos do carnaval e de camarote sambódromo.  

A mudança ainda não tem previsão de ser realizada, mas os responsáveis por tal, já a confirmaram. Mas, com tantos insatisfeitos, pode ser que a Portela adie ou que cancele, porque assim como todas as escolas de samba, ela depende da comunidade que, após o anúncio, se mostrou insatisfeita com o novo nome e com a presidência da escola.

.


Autor: Débora Soares


Artigos Relacionados


O Carnaval Carioca Na Sapucaí E As Suas Diversidades Locais

Inocentes De Belford Roxo Não Quer Repetir História Das Escolas De Sobem E Descem

Começa Disputa Para Rainha Do Carnaval Carioca 2013

Como São Feitos Os Carros Alegóricos Do Carnaval

Carnaval Carioca E A Porto Da Pedra

Desfile Das Escolas De Samba Mirins No Carnaval 2013

Carnaval 2013 Apresenta Datas Dos Ensaios Técnicos