O QUE O INMETRO FAZ?
O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é um órgão nacional de verificação de qualidade. Essa verificação é realizada dentro de normas e parâmetros técnicos decididos pelo Inmetro junto ao Conmetro - Conselho Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, da qual o Inmetro é uma repartição administrativa, ambos foram criados nos anos 1970, substituindo o órgão IPNM – Instituto Nacional de Pesos e Medida, atribuído na época do Segundo Reinado.
Visando assegurar a segurança e confiabilidade dos consumidores essas normas fazem a medição de produtos e instrumentos utilizados para a medição dos mesmos, a medição é estabelecida dentro da Metrologia Legal.
A Metrologia Legal é um campo da metrologia (medições) que é resultante de referências obrigatório, assim como determinações de medida, métodos, instrumentos para medição e unidades de medida – como o SI – Sistema Internacional de Unidades, que é um sistema de padrão de medidas utilizado no mundo todo. As atividades da Metrologia Legal, no Brasil, também são atribuídas ao Inmetro, e fiscalizadas pelo Governo. A atuação brasileira na metrologia também garante que padrões estabelecidos no país sejam reconhecidos por outros países, através das alianças comerciais, como o Mercosul.
Através desse campo o Inmetro também se responsabiliza pela certificação dos métodos de medição e das unidades utilizadas, além de atestar o estado dos instrumentos utilizados. Assim como os métodos e unidades devem estar dentro das normas técnicas os instrumentos devem estar com a calibração em dia. A calibração, que pode ser calibração rastreada ou atestada, realizadas por laboratórios, garante que o instrumento está de acordo com as normas e prazos de validade do Inmetro.
Os instrumentos de medição são equipamentos de precisão que trabalham dentro de uma escala, sob a qual será tirada a medida do equipamento avaliado, ainda que não seja a exata, esta deve estar dentro do valor de escala. Os equipamentos que passam por essa medição são aqueles envolvidos em qualquer etapa da produção de um produto, dessa forma se verifica temperatura, vazão d’água, pressão, peso e etc. Também há instrumentos usados no comércio, como a balança e o taxímetro, que assim como os demais devem passar pela aprovação.
Dessa forma, o Inmetro se encarrega, sobretudo, da fiscalização de qualidade de produtos, colocando-os sobre certificado ou regulamentação, de acordo com o segmento. Pois é a principal maneira de garantir a segurança e saúde dos consumidores, além da participação da Indústria Brasileira no comércio exterior, garantindo que os produtos estejam sob as normas do mesmo, como a série ISO 9000.