As peças auto que mais se mudam num carro



Qualquer proprietário de um carro, cedo ou tarde, terá que enfrentar o problema das peças auto. A lei europeia indica que os veículos devem passar a primeira inspeção técnica após o quarto ano e não se trata de uma normativa imposta ao acaso, uma vez que depois deste período de tempo são muitas as peças auto que começam a apresentar um certo desgaste e será necessário substitui-las por outras.

O sistema elétrico 

Um estudo desenvolvido pela Organização de Consumidores e Utilizadores de Espanha trouxe à luz que, de cada cem carros que acabam na oficina, 23,3% apresentam avarias no sistema elétrico. As peças auto que mais se costumam danificar são a bateria e o regulador. 

Na essência, a bateria é um acumulador de energia que nos permite pôr o motor do carro em marcha. A acumulação de energia tem lugar mediante um processo químico entre um líquido composto por água destilada e ácido sulfúrico, e duas placas de chumbo. Este processo é muito sensível a qualquer mudança daí que as baterias tenham um tempo de vida útil de dois a quatro anos. O primeiro sinal de alarme chegará quando tentar ligar o carro e ele não arranque ou arranque sem força.   

Por outro lado, o regulador é o encarregado pela limitação da voltagem máxima que pode chegar a ser administrada no alternador. Na prática, esta peça detecta a voltagem que produz o alternador e, quando este atinge o valor necessário, mantém-no estável. Como se pode pressupor, um problema no regulador não só afetaria todos os circuitos elétricos, como ainda poderia provocar danos graves à bateria. 

O sistema mecânico 

Com o passar dos anos e com o uso, os componentes mecânicos dos carros também se desgastam e devem ser trocados. As pastilhas de travão são uma das peças que mais atenção exige. A sua vida útil dependerá de dois fatores: o tipo de pastilha e os hábitos de condução. As pastilhas macias desgastam-se com maior rapidez mas permitem uma distância de travagem menor, daí serem sempre uma opção excelente. Também deve ter em consideração que se vai conduzir por lugares com muito trânsito ou estradas de montanha, o tempo de vida útil das pastilhas fica limitado a cerca de uns 20.000 quilómetros. 

Os amortecedores são outras das peças mais expostas ao desgaste, sobretudo se percorrer estradas muito acidentadas. O seu tempo de vida útil é de aproximadamente 50.000 quilómetros mas recomenda-se a sua revisão muito antes. Se sente que o carro “ressalta” quando passa por um buraco, então existe muitas probabilidades de que os amortecedores estejam desgastados. 

Finalmente lembre-se que quando necessitar de trocar algumas destas peças, o ideal seria substitui-las por peças auto de origem. Trata-se da alternativa mais segura e será inclusive a mais económica a longo prazo.


Autor: José Couto


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