Um controle eficiente da produção



Os softwares APS (Advanced Planning and Scheduling) para as áreas de planejamento, programação e controle de produção está bastante concolidada entre as grandes empresas que precisam ser competitivas potencializando o planejamento e a estratégia, eliminando desperdícios, reduzindo custos, padronizando mercadorias e maximizando processos.

O plano mestre de produção vem auxiliar na tarefa de planejar: com um volume e mix de produtos coerentes com a real capacidade dos recursos, a utilização dos recursos produtivos será ideal para a produção. O verdadeiro objetivo do controle de produção, é confrontar os dados reais com os dados do planejamento e analisar os resultados obtidos de acordo com o desenrolar da produção e posterior apuração final dos resultados.

Todos os dados da produção são registrados para análise: produção sem problemas, reprocessada, refugada, resíduo, homens-hora, materiais consumidos, níveis de estoque, entre outros.

É a função do PPCP de otimizar a utilização dos recursos da produção, atuando no planejamento, programação e controle de produção de forma a garantir o cumprimento dos prazos e fornecer informações para melhoria contínua dos processos de fabricação e tomadas de decisões. Por essa razão, a chegada das soluções de planejamento com capacidade finita, como os softwares APS, contribuiu para a determinação de um plano de produção viável e otimizado. O planejamento e programação da produção com os sistemas APS tem como objetivo realizar a programação e simular alterações com base na demanda firme e prevista para adequar as datas e quantidades do plano mestre de produção antes de efetivá-lo.

O software APS pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes e sistemas produtivos e seus benefícios são mais visíveis em empresas onde a programação de produção é baseada na capacidade e não na disponibilidade dos materiais. A estrutura de produtos também precisa ser simples, e com muitas operações, os benefícios do APS também ficam mais aparentes quando o seqüenciamento das ordens de produção influencia muito na produtividade; com fluxos de produção complexos que não podem ser simplificados e onde existe dificuldade de aplicação de gestão visual; em empresas que apresentam gargalos variáveis em função do mix de produção; onde há variação significativa de carga ao longo do tempo ou sazonalidades; e em empresas que produzem por encomenda onde o lead time é muito variável em função da carga da fábrica.


Autor:


Artigos Relacionados


Gestão Integrada Da Produção

DiagnÓstico De Um Sistema De Planejamento E Controle Da ProduÇÃo De Uma Empresa De MÉdio Porte De ExtrusÃo De AlumÍnio

Sistema De Execução Da Manufatura (mes)

A Importância Do Mrp

Integrando Planejamento De ProduÇÃo E GestÃo Da Cadeia De Suprimentos

O Que Fazer Para Um Depto De Pcp Funcionar??? ? Parte I

Produção E Produtividade