Nova perspectiva de inclusão



Nova Perspectiva de Inclusão

Angélica Cesconetto Cardoso

(INTRODUÇÃO):Muito se tem discutido no âmbito educacional a questão da inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Vale ressaltar que a  inclusão de alunos com necessidades especiais na escola não é tentar igualar ela a todos os alunos numa mesma aprendizagem, mas sim de dar a eles o direito de ter ingresso no ensino regular para uma educação com qualidade, atendendo suas necessidades, e ainda desafiando a criança para ajudar no desenvolvimento de suas capacidades.(OBJETIVO/METODOLOGIA):O presente trabalho visa partir de estudos bibliográficos que problematizam esta temática buscar compreender mais este universo da inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais fazendo uma aproximação entre a teoria e a prática evidenciada em nossas escolas atuais.(RESULTADOS): Constata-se que a inclusão de criança com necessidades educacionais especiais inicia muito antes de sua matrícula na escola, ocorre ainda no ambiente familiar. É um processo que a família e escola precisam atuar juntas, assim assegurando avanços na aprendizagem dos referidos alunos. Quando a criança com necessidades educacional especial vai começar a estudar se depara com muitas dificuldades quanto sua inclusão no sistema de ensino regular, devido à falta de estrutura, pouca preparação dos professores e discriminação.(CONCLUSÃO):A proposta da palavra inclusão nesse texto foi de atingir a educação como um direito a todos, e não ser meramente limitado como cumprimento da lei, uma obrigação de matricular os alunos com necessidade educacional especial em escola comum. Queremos uma escola que reconheça e valoriza as diferenças, pois só assim se atingirá uma educação com qualidade.  Nesse sentido vale frisar que “em uma democracia plena, quantidade é sinal de qualidade social e, se não se tem quantidade total atendida, não se pode falar em qualidade” Cortella, (apud Arantes 2006, p.14). Assim, visa-se à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola comum, na perspectiva de abolir as práticas segregacionistas e ainda garantir a escolarização de qualidade, pois não basta apenas incluir a criança dentro do sistema educacional é preciso que se tenha a integração e a alfabetização dos referidos alunos.

 Palavras-chave: Necessidade educacional especial. Ensino regular inclusivo. Família.

 REFERÊNCIAS

 MANTOAN, Maria T. Eglér e PRIET, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. ARANTES, Valéria Amorim (org). São Paulo: Summus, 2006.

 PASSOS, Arlei Ferreira. Educação especial: práticas de aprendizagem, convivência e inclusão. São Paulo: Centauro, 2009 136 p. 

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

Crime De Amor...

Encantadora

Dificuldades De Implantação E Implementação Da Educação Inclusiva No Brasil

Sedutora

Disfarce