Captura de Movimento e a Educação



A Captura de Movimentos é uma tecnologia que se baseia em tornar movimentos de objetos ou pessoas do mundo real em coordenas matemáticas, a fim de que esses movimentos possam ser reproduzidos na animação de um personagem virtual ou na interação com um ambiente virtual.

Atualmente, Captura de Movimentos é uma tecnologia consagrada tanto na indústria do cinema quanto na de jogos eletrônicos. Indústrias essas que utilizam em larga escala esta técnica para alcançar altos níveis de realismo em seus produtos. Filmes inteiros como “The Polar Express foram criados com o auxílio desta técnica. Podemos citar também, o ultimo console da Nintendo, que com seus controles sensíveis ao movimento, oferecem ao jogador uma interação com os jogos e ambientes virtuais a partir de seus movimentos capturados.

O interesse e fascínio por jogos eletrônicos e a interação que a tecnologia de Captura de Movimento proporciona,  é fácil pensar que seria uma boa fuga para os jogos educacionais que esbarram na dificuldade de conciliar o aprendizado com a brincadeira.

Os jogos educacionais têm sido usados na educação desde muito tempo. Segundo Kishimoto (1998) filósofos como Platão, Aristóteles e, posteriormente, Quintiliano, Montaigne, Rosseau, destacam o papel do jogo na educação. Mas é com Froebel, o criador do jardim-de-infância, que o jogo realmente passa a fazer parte do currículo da educação infantil. Então, a criança pela primeira vez brinca na escola com jogos, músicas e com brinquedos para desenvolver habilidades e conceitos da educação. Na educação os jogos educativos estão relacionados à presença de duas funções:

  1. Função lúdica - o jogo trazer a diversão e o prazer
  2. Função educativa – o jogo ensina qualquer coisa que ajude a pessoa ou criança em seu saber e conhecimentos.

Conseguir o equilíbrio entre essas duas funções é o que o jogo educativo deve propor, caso contrário pode provocar situações em que o jogo perca sua função educativa e se torne somente um jogo, ou quando há apenas o ensino e perdendo o prazer e diversão.

Os jogos e brincadeiras são excelentes formas de se conciliar o prazer e o conhecimento. Chaguri (2009), diz que por meio da ótica do psicólogo suíço Jean Piaget, pode-se notar que a concepção dos jogos não é apenas uma forma de entretenimento apenas para gastar energias das pessoas, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Então fazer um jogo educacional, onde a interação do jogador com o jogo aconteça através de seus movimentos capturados. Pode ser um chamativo para e deixar o jogo educacional ser atrativo o suficiente para conseguir fazer com que o jogador busque apenas um diversão temporária, mas que consiga ser exposto a um selecionado tipo de conhecimento.

Claro que apenas a inserção da captura de movimentos não via resolver o problema, porém pode ser um suporte muito interessante.

 

CHAGURI J. P. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeiras para aprendizes brasileiros. Disponível em: . Acesso em: 13 maio. 2009.

 

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998. 63p.

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