CLASSIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE CAPTURA DE MOVIMENTO
Os sistemas de cpatura de movimento podem ser classificados, de acordo com Menache (2000) sistemas de captura de movimento é classificado como: outside-in, inside-out e sistemas inside-in. A classificação é feita através da fonte de captura ou sensores, onde os marcadores estão posicionados.
Sistemas Inside-in, de acordo com Silva (1998), é quando os sensores e a fonte transmissora estão localizados no próprio corpo do ator. Esses sensores são os mais indicados para a captura de movimentos de objetos pequenos como os dedos das mãos, olhos. Luvas digitais utilizadas em manipulação 3D se encaixam nessa classificação.
Sistemas Inside-out: Silva (1998), define que são sistemas onde os sensores estão conectados ao corpo do ator, e que respondem a sinais emitidos por uma fonte emissora externa. O sistema magnético se encontra nesta categoria. A área de trabalho e a precisão de sistemas inside-out estão limitadas devido ao uso de fontes externas, mas em compensação os dados obtidos fornecem uma boa descrição 3D dos marcadores.
Sistemas Outside-In: a fonte emissora se localiza no corpo do ator, enquanto que, os sensores externos capturam seus sinais. Os sistemas ópticos se encaixam nessa categoria, onde as esferas ou marcadores refletem a luz e as câmeras capturam os sinais. Silva (1998) menciona que sistemas deste tipo sofrem do problema de oclusão e possuem uma área de trabalho limitada pelos sensores de captura dos sinais.
MENACHE, Alberto. Understanding motion capture for computer animation and video games. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2000. 238p.
SILVA, F. W. S. V. Um sistema de animação baseado em movimento capturado. 1998. 101 f. Dissertação (Mestrado em Computação Gráfica) – Laboratório de Computação Gráfica COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.