Esquecendo o passado



Esquecendo o passado

Lucas 15:19-23

Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.


O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.

 
Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.


Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.

No episódio acima o final é bem feliz ao filho pródigo, mas nos dias atuais tem acontecido coisas contrárias a esse fato.

Hebreus 10:17 - E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.

É preciso esquecer o passado. Ficou para trás. O inimigo se diverte como muitos crentes que não esquecem o passado.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Para quê ficar olhando para trás?

Quando nos lembramos do passado muitas das vezes sentimos tristeza, raiva, más lembranças, amargura, rancor, mas também podemos sentir, saudade, alegria, saudosismo, entusiasmo, podemos ser contagiados pelo velho homem, que pode estar só adormecido. A bíblia ressalta em Mateus 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Existem coisas que precisamos esquecer para dá vazão a novas coisas de Deus.

Tem muitos crentes que não deixam os velhos hábitos. Tem pessoas que entes eram bonitas, malhadas, saradas, pegava um, pegava outro, saia nas baladas, tomavam todas, cheiravam, fumavam se prostituíam e sempre estão recitando isso onde passam, ou seja: Existe uma grande diferença quando você está dando um testemunho público de tua vida, está correto relatar quem foi você e as coisas errada que você fazia, mas isso para mostrar a transformação que Jesus Cristo causou em sua vida.

A palavra de Deus nos diz em João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.  Será que nos libertamos do nosso passado? Do velho homem.

Romanos 6:6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

Quando alguém bate a sua porta você pergunta quem foi ou quem é? Então por que querer saber do passado?

Mas o que tenho visto é muitos lideres, pastores, e outros que passam a lembrar de suas vidas dizendo que foram isso e foram aquilo, que era malhado, sarado, corpo escultural, cheios de tatuagens, pegava todas e mais algumas, fumava, bebiam, cheiravam e nisso a lembrança que vem à suas mentes é o saudosismo. Quero dizer, saudades de tudo aquilo que ficou para trás. Será que deixamos tudo para trás?

Será que não estamos passeando com os nossos carros dando voltar por caminhos que já passamos lá no passado e deveríamos esquecer e era para ficar para trás. Será que estamos dando mais uma olhadinha em nosso passado feito BIG BROTHER BRASIL?

[cântico dos degraus] Salmos 121:1 - Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

Não devemos ser como o povo de Israel que tão logo se esqueceu de Deus e de suas maravilhas, mas se lembraram de suas panelas de carnes, dos pães dos peixes, dos pepinos, dos melões, das cebolas e dos alhos do Egito.

Êxodo 16:3- E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

Quantos filhos de Deus tem sentido saudade das panelas das carnes desse mundo? Da panela das drogas, do álcool, da prostituição, das orgias, dos cigarros, dos vícios, do mal dizer, da língua ferina, da lascívia. Quantos tem sentido saudade do pão que o diabo amassou, dos melões e pepinos do terrível Egito atual? O povo de Israel esqueceu que seus filhos eram vendidos e ou velhos trabalhavam de sol a sol sob o chicote. Mesmo assim desejaram voltar a escravidão de Faraó. Miseráveis que somos! O povo de Deus precisa esquece do passado e partir para uma vida nova rumo a Canaã.

Seguir em frente seguindo Jesus Cristo o nosso libertador, aguardando as promessas de Deus, pois essas não falham.

Há muitos que não seguem a Cristo por ouvir amigos, parentes, famílias e a estes o Senhor diz: Salmos 45:10 - Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.

Lucas 9:62 - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

 

Com essas palavras me vem menta a mulher de Ló, que desobedeceu a Deus e olhou para trás, talvez quis dá uma última olhadinha no local de prostituição e depravação. O que aconteceu a ela? Gênesis 19:26 - Se tornou numa estátua de sal. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Imagine que para chegar ao céu é necessário subir uma escada, uma escada muito longa. Eu digo uma coisa para aqueles que desejam chegar ao céu. Você não precisa ver a escada toda, você só precisa ver o primeiro degrau e dá o primeiro passo. O restante, Deus te fortalecerá.

 Marcos Borges de Barros

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Encantadora

O Novo Sempre Vem!

Crime De Amor...

Abandono

Disfarce

Ciúme Possessivo

Duas Ou Três