Carreira em Tecnologia da Informação: Dificuldades e Desafios para os Novos Profissionais



Não há duvidas que atualmente o mercado de T.I (Tecnologia da Informação) vem passando por um grande aquecimento e ao mesmo tempo uma notável expansão nos últimos anos, isso se deve a diversos fatores, dentre eles podemos citar a necessidade de pequenas e grandes empresas  modernizarem seus sistemas e rotinas de trabalho e transações, como também de se adaptarem à novas tecnologias que o mundo globalizado exige para a realização de recebimento e troca de dados. Com essa adaptação as empresas  passaram a enxergar a necessidade de criarem uma demanda para abrigarem profissionais formados e capacitados para atenderem a esse processo de modernização, com o objetivo de poderem acompanhar as atuais transformações e tendências tecnológicas havendo assim um crescimento no número de vagas  para colocação desses profissionais.

            De acordo com a revista Info Exame de Outubro de 2009 “...A Indústria de tecnologia da Informação opera com 100.000 pessoas a menos do que necessita para realizar projetos e atingir sua meta. Há tempos existe um déficit de mão de obra nesse setor e a lacuna só vem aumentando...”. Apesar dessa carência da falta de profissionais para preencher as vagas existentes no setor, muitos profissionais recém formados de cursos técnicos e universitários que ingressam na área da Informática encontram dificuldades em conseguir seu primeiro emprego ou estágio remunerado. Entre as áreas da Tecnologia da Informação em que podemos enfatizar essas dificuldades podemos analisar as áreas de Programação e Desenvolvimento Web.

            Não é raro encontrar em jornais ou em sites especializados, anúncios de oportunidades de estágio ou  emprego para programador, sendo nas linguagens Java, .Net, Asp ou PHP, porém todos em sua maioria exigem do candidato um nível de conhecimento intermediário ou até mesmo avançado sobre determinada linguagem de programação. Muitas empresas dão preferência na contratação de profissionais que já possuem não apenas experiência na área, como também exigem comprovação em carteira, carta de apresentação ou referências de empregos anteriores. Um número considerável de profissionais iniciantes do setor sentem uma grande dificuldade de concorrer com os mais experientes, pois as empresas ainda mantém o estigma de dar preferência a esses profissionais, ao invés de oferecer treinamento aos novos que tentam se impor no mercado de T.I, esquecendo – se de outras qualidades importantes que moldam um bom profissional sendo elas : a capacidade de se trabalhar em equipe, prontidão para novos aprendizados, raciocínio lógico, e principalmente força de vontade, que sem dúvida são características essenciais para a moldagem de um bom profissional chegando até mesmo ter maior relevância do que a experiência em si em diversas situações do ambiente de trabalho.

            Partindo para a área de Desenvolvimento Web, é bastante frequente um profissional recém - formado ao oferecer o seu trabalho ouvir a clássica pergunta : Você pode me mostrar o seu portfólio ? Colocando em jogo a sua credibilidade, gerando dúvidas sobre a sua real capacidade e conhecimento, resultando em uma outra pergunta  : Como esse profissional vai ter um portfólio se ninguém o contrata ? Uma das saídas para esse profissional muitas vezes  acaba sendo em desenvolver uma página própria oferecendo os seus serviços e ao mesmo tempo criar sites fictícios para apresentar a seus futuros clientes que na maioria das vezes se negam a remunerar o valor ideal para o desenvolvimento do projeto, havendo consequentemente   uma grande desvalorização da profissão e principalmete do profissional.

            Mas também por outro lado é necessário que este profissional busque ampliar o seu conhecimento e se atualize constantemente na área em que deseja seguir sendo através de livros, revistas, fóruns, tutoriais,etc.

            É de extrema importância que os empregadores passem a enxergar de um ângulo maior as questões levantadas e entendam porque o mercado “cresce” e ainda assim a demanda de contratações é inferior a oferta de vagas disponíveis. Condenando esses profissionais recém formados que também são qualificados mais do que se esperam para atenderem o setor, à andarem em círculos até conseguirem  sua tão sonhada oportunidade de mostrarem realmente o que sabem fazer.

Flávio Roberto Scutari - Formado em Técnico em Informática pelo Senac São Paulo no ano de 2011, possui conhecimento em diversas área de tecnologia da informação, atualmente esta cursando o 2o semestre do Curso de Ciência da Computação da UNIP (UNIVERSIDADE PAULISTA) e trabalha como Freelancer na área de programação e desenvolvimento Web

site : www.flavioscutari.com.br


Autor:


Artigos Relacionados


10 Conhecimentos Técnicos Importantes Em Tecnologia Da Informação

A Importância Das Organizações Que Promovem Estágios No Brasil

O Primeiro Emprego Na Vida Do Cidadão Brasileiro Nos Dias De Hoje

O Diferencial No Mercado De Trabalho

Mecatrônica E Seu Perfil Da Indústria

O Gerenciamento Do Conhecimento Com Foco No Comprometimento Das Empresas Nos Programas De Estágio E Tranee

Cursos Para Sistemas Operativos De Smartphones