Trabalho em Equipe



Este é um tema que sempre está sendo discutido em palestras motivacionais, treinamentos e reuniões de trabalho. Sempre esteve na mídia, nas discussões profissionais e, com alguma frequência, é uma “pedra” no caminho do desenvolvimento profissional.

A habilidade para se trabalhar em equipe tem sido uma competência constante em todos os segmentos de negócios. Tanto que se tornou uma pergunta quase obrigatório durante um processo de contratação dos funcionários.

Hoje em dia já é uma prática assimilada pela maioria dos profissionais, mas o início foi complicado. Há algum tempo, algumas dúvidas da eficácia do trabalho em equipe preocupou os gestores de pessoas nas organizações. Surgiam questões como: “trabalhar em equipe reduz o ritmo das soluções”; “o grupo inibe as melhores propostas”; “em equipe alguns carregam o piano e os outros observam”, “é mais fácil fazer sozinho que explicar”, entre outras considerações.

Mas é visivelmente fácil de compreender que não é bem assim, sempre teremos pessoas desmotivadas ou que se apoiaram em outras para conseguir algo.

O trabalho em equipe deve ser levado a sério, é assim na vida de um mágico, que no fundo, apenas uma pessoa é vista e aplaudida de pé. Mas, nos chamados backstage ou em um escritório backoffice, por exemplo, existem milhares de pessoas trabalhando juntas para que tudo dê certo durante um show ou um evento. Porém, infelizmente só vemos a importância desses seres humanos quando algo dá errado e aí sim observamos que existem outros indivíduos trabalhando atrás das pessoas que se destacam nessas apresentações.

Costumo dizer que só aprendo, fazendo, o que é verdade. Dessa forma, tiramos a teoria do papel e os conceitos são compreendidos facilmente. É a experimentação permitindo conhecer os detalhes e as dificuldades do processo. Para tudo isso é necessária disposição e um pouco de coragem para se tentar algo que não se domina completamente.

Com o trabalho em equipe é exatamente assim. Frequentemente a resposta vem com a prática, principalmente, porque trabalhar em grupo não é, apenas, uma técnica administrativa. É também um princípio de gestão!

Dessa forma, nossos processos começam a amadurecer junto às pessoas. Trabalhar em equipe é um exercício de comunicação, paciência e permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços, para propor e testar novas ideias. Todos nós temos diversos exemplos de soluções que foram dadas por pessoas que não nos pareciam capazes de tal proeza!

Paciência para que as pessoas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco do erro. Afinal: “Você erra 100% dos chutes que não dá!”.

E comunicação, fator chave de sucesso em qualquer organização! O trabalho em equipe requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.

Um ponto importante no trabalho em equipe é a contribuição da diversidade. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas.

Dependemos de uma equipe como nunca jamais aconteceu. Portanto, vamos aprender que cada um tem um tempo e que a união faz a força de verdade!


Autor:


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Inexplicável

Poesia

A Destinação Da Sabedoria

Desilusão

Liberdade! Liberdade!