Endomarketing: Conceito e Aplicação Dentro das Organizações



Endomarketing: Conceito e aplicação dentro das organizações.

O endomarketing provém do grego endo que significa “ação interna ou movimento para dentro”, assim pode-se concluir que endomarketing é marketing para dentro das organizações, é o conjunto de diversas ferramentas utilizadas dentro das organizações para desenvolver o marketing interno direcionado exclusivamente aos colaboradores. O endomarketing é aplicado como estimulo motivacional visando atender os colaboradores e dar atenção a eles, pois eles são primordiais dentro da organização vê-los entusiasmados e felizes faz parte do objetivo do endomarketing segundo Analisa de Medeiros Brum, autora do livro “Um olhar sobre o marketing interno” (2000) que o define como: “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”. Acrescenta, ainda, que “é um esforço feito por uma empresa para melhorar o nível de informação e, com isso, estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”.

Com base nesses conceitos afirma-se o marketing interno envolve a comunicação interna, a satisfação e a motivação do colaborador. O papel do colaborador é de extrema importância dentro da organização é necessário que ele saiba e entenda sua importância dentro da organização e compreenda que a organização se preocupa com seu bem estar físico e mental, para a organização é necessário que este colaborador esteja bem de saúde e psicologicamente, pois além de trazer melhores resultados operacionais ele também fara com que a operação flua melhor isso é o que uma organização necessita para que possa satisfazer com qualidade no produto/serviço oferecido externamente aos seus clientes. Um colaborador que cumpre seus horários faz seu trabalho com eficiência e não causa problemas dentro da organização é o colaborador ideal aos olhos de qualquer empreendedor.

Para que a organização obtenha resultados com satisfação é necessário que ela priorize um treinamento eficaz que reduza completamente os maus hábitos dos antigos colaboradores, tarefa árdua já que seria muito mais fácil contratar novos colaboradores e exigir que eles se adequem ao modelo ideal, porém ao tomar essa atitude a organização estaria apostando muito alto para isso existem diversas ferramentas que ajudam a organização a não tomar essa medida extrema, processos de comunicação que permitam que o colaborador compreenda as novas ações da organização contribuem para que seja construída uma nova imagem dentro da organização. É importante que fique claro que com as mudanças não só a organização crescerá como instituição, mas o colaborador também terá crescimento como pessoa e profissional, a aplicação do endomarketing trará benefícios em geral.

O objetivo do endomarketing é buscar um melhor ambiente de trabalho, como a valorização e satisfação do profissional, mantê-los informados do que acontece dentro da organização é de suma importância afinal o profissional precisa estar familiarizado com o ambiente ele necessita ter conhecimento da filosofia e dos objetivos da organização para que ele entenda que é parceiro e está envolvido nos negócios da organização.

Quando bem elaborado e aplicado o plano de endomarketing pode ter excelentes resultados, ter profissionais comprometidos e fiéis a organização fará com que a mesma tenha crescimento rápido e eficaz perante o mercado externo, hoje as empresas brasileiras promovem diversos tipos de ações de motivação desde promoções de cargo até premiações em viagens e em dinheiro visando o aumento da produtividade. A organização necessita de colaboradores fiéis e os colaboradores necessitam de organizações líderes em mercado e humanistas, um necessita do outro para seu crescimento, as organizações que ainda operam com normas rígidas e ultrapassadas estão caminhando para o abismo da falência enquanto as empresas que estão abertas as novas mudanças estão crescendo em altíssima escala e em tempo recorde. O que podemos notar nesses casos é que os empreendedores que veem os colaboradores pelo lado humano e aplicam a eles benefícios estão tendo retorno imediato sem cobranças, pois o aumento da produtividade é apenas consequência de um bom trato aos que lhe servem e que agora no momento também passam a ser servidos pelas organizações.

O fator que irá influenciar e alavancar cada método de motivação aplicado por diferentes organizações está entre o relacionamento entre colaborador e organização, a organização precisa ter o filing de perceber o que motiva o seu colaborador, mas o que não diferencia a escolha independente da organização é o fato que o ingrediente principal para a escolha da ferramenta ou método a ser utilizado é a informação, ela é essencial para o sucesso de qualquer método motivacional, além dos melhores benefícios que uma organização pode oferecer a seu colaborador esta acima de tudo a informação ela é quem passa a confiabilidade que a organização tem com o colaborador, essa é a estratégia mais avançada de motivação.

Todo o investimento feito em endomarketing além de trazer a satisfação do colaborador fará com que ele atenda da melhor maneira os clientes externos da organização, isso traz a fidelização dos antigos clientes e chama a atenção para os novos afirmação feita por (KOTLER, 2003, p. 57). “Jamais se terá bom relacionamento com os clientes sem bom relacionamento com os empregados”.

É preciso vender a qualidade de um produto ou serviço primeiro ao colaborador para depois vendê-la ao cliente. A clareza passada por um colaborador só se da se ele também estiver convencido. Conquistar e manter os colaboradores satisfeitos são os fatores que mudaram o destino das organizações nos próximos anos. 

Rayanne Fernandes.


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